O gel dental à base de PHTALOX® pode contribuir para o tratamento e o controle da periodontite, doença inflamatória que compromete os tecidos de suporte dos dentes. Isso é o que aponta uma pesquisa desenvolvida na UNIFAL-MG.


Fruto do projeto intitulado Estudo clínico randomizado, controlado e duplo cego, de uma formulação contendo Phtalox® para tratamento e controle da doença periodontal, o trabalho integra a dissertação de Ana Luiza Marques Reis, desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas (PPGCO), sob a orientação de Leandro Araújo Fernandes (professor da Faculdade de Odontologia).
A pesquisa contou com a colaboração de Pedro Luiz Rosalen (professor visitante na UNIFAL-MG), Masaharu Ikegaki (professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas) e Marcelo Franchin (professor visitante na UNIFAL-MG), que coordenaram o trabalho de forma conjunta. O discente de graduação em Odontologia João Vitor da Cruz Pegoraro também participou do estudo.
O tratamento padrão da periodontite combina procedimentos clínicos, como a raspagem e o alisamento radicular (RAR), com o uso de medicamentos e produtos aplicados localmente ou por via sistêmica. De acordo com os pesquisadores, a busca por terapias que mantenham a eficácia e reduzam os efeitos colaterais motivou a avaliação do gel dental PHTALOX® como alternativa complementar. O produto tem como princípio ativo uma derivada de ftalocianina, composto químico estudado por suas propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias.
A pesquisa foi realizada com 48 pacientes diagnosticados com periodontite nos estágios I e II, divididos em três grupos. Todos passaram pelo procedimento de RAR e receberam orientação para escovação três vezes ao dia, utilizando diferentes produtos: um gel sem princípio ativo, um gel com PHTALOX® a 0,1% e um gel de clorexidina a 0,12%, substância amplamente utilizada em tratamentos bucais.
Os pacientes foram avaliados antes do início do tratamento e 45 dias após o procedimento e o uso dos géis dentais. Conforme os resultados, o gel dental de PHTALOX® apresentou desempenho clínico eficaz e promissor como tratamento auxiliar à raspagem e ao alisamento radicular.
Para os pesquisadores, encontrar produtos que podem ser coadjuvantes ao tratamento periodontal básico de forma mais eficaz e sem trazer efeitos colaterais aos pacientes é o que torna a pesquisa relevante para a sociedade.
Como desdobramento do estudo, os pesquisadores pretendem publicar novos trabalhos com os resultados obtidos. Parte dos achados já foi divulgada em periódicos científicos internacionais, como os artigos Phthalocyanine derivative attenuates TNF-α production in macrophage culture and prevents alveolar bone loss in experimental periodontitis no periódico internacional Journal of Periodontal Research, em outubro de 2024, e Phthalocyanine derivative as an antimicrobial agent against periodontitis-related multispecies biofilms na revista internacional Biofouling, em julho de 2025.
O estudo contou com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a parceria da empresa Trials: Saúde e Tecnologias, representada por Fabiano Vieira Vilhena, responsável pelo fornecimento dos materiais utilizados na pesquisa.
Para ler os artigos publicados, acesse:
Lice Pinho Gonçalves é acadêmica do curso de Gestão Ambiental e Sustentabilidade (EaD) na UNIFAL-MG, campus Poços de Caldas, e bolsista do projeto +Ciência, cuja proposta é fomentar a cultura institucional de divulgação científica e tecnológica. A iniciativa conta com o apoio da FAPEMIG por meio do Programa Comunicação Pública da Ciência e da Tecnologia para desenvolvimento. Lice é também técnica em Meio Ambiente, licenciada em Pedagogia e especialista em Neuropsicopedagogia e em Teatro e Educação.
*Texto elaborado sob supervisão e orientação de Ana Carolina Araújo


















