Segunda Semana de Eventos de Linguística e Literatura acontece na UNIFAL-MG entre os dias 01 e 05/09

(Imagem: reprodução/CanvaPro)

Começa hoje a II Semana de Eventos de Linguística e Literatura: Diálogos na Contramão (II SELL). O evento, organizado pelo Curso de Letras – Línguas Estrangeiras da UNIFAL-MG, ocorre em formato híbrido e reúne mesas-redondas, sessões de comunicação oral, programações culturais e oficinas. As ações são realizadas do dia 01 ao 05/09.

Neste ano, a organização afirma que, dentre os objetivos da II SELL, destaca-se a criação de um espaço democrático para reflexões sobre questões sociais sensíveis e, principalmente, a promoção de um diálogo inclusivo. As atividades presenciais acontecem na UNIFAL-MG com transmissão online a fim de promover a ampliação dos acessos.

O evento teve início hoje, às 9h da manhã, com a oficina de fotografia “Lentes no Tempo”, ministrada pelo professor Ferrarezi Jr., do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), e organizada pelo PET Letras. Ainda hoje, às 19h, na sala R-101, acontece a mesa de abertura, que conta com a participação de Luciana Salazar Salgado, da UFSCar, e Luis Maurício Azevedo, da UNICAMP. Os professores dialogam a respeito de objetos editoriais na digitalidade e invisibilidade social, respectivamente. A mediação será feita por Letícia Santana Gomes (UFMG).

No dia 02/09, às 19h, em mesa redonda sobre Literatura, as professoras Juliana Santini, da UNESP, Cíntia Camargo Viana, da UFU, e Anna Beatriz da Silveira Paula, da UFPR, dialogam sobre violências, escrita e emancipação sob a mediação de Juliana Pimenta Attie, do ICHL. Às 19h do dia 03/09, os professores Guilherme Gontijo Flores, da UFPR, e André Capilé, da UERJ, falam sobre tradução em mesa redonda intitulada “Tradução-Exu, encontros e desdobramentos”. O diálogo é mediado pela professora Maria Clara Pivato Biajoli, do ICHL.

No dia 04/09, mediada por Elias Ribeiro da Silva, do ICHL, acontece mesa redonda sobre Linguística e Linguística Aplicada. Na ocasião, os pesquisadores Marcus Vinícius da Silva, da UFRR, Lilian Abram dos Santos, da UNICAMP e Eduardo Alves Vasconcelos, da UNIFAP, conversam sobre globalização, línguas indígenas e diversidade linguística brasileira. Todas as mesas redondas são transmitidas ao vivo no youtube da UNIFAL-MG.

As comunicações orais, resultado dos trabalhos submetidos para análise, acontecem na parte da tarde, a partir das 14h, dos dias 02 a 04/09, de forma síncrona e assíncrona, e podem ser conferidas na página do evento. As oficinas, ofertadas por extensionistas, petianos e professores dos cursos de Letras, acontecem na UNIFAL-MG, na parte da manhã e são organizadas do seguinte maneira: Isabella Silva Pereira, do projeto de extensão “Literatura além do livro”, ministra oficina assíncrona sobre Roteiro no dia 03/09; Helen de Oliveira Faria, docente dos cursos de Letras – Licenciatura em Inglês e Bacharelado em Línguas Estrangeiras oferece oficina intitulada “O uso de tecnologias digitais na sala de aula de língua materna e estrangeira: práticas contemporâneas” no dia 04/09; e, por fim, as petianas Ana Clara Rodrigues e Giovanna Mendes conduzem oficina sobre fábulas também no dia 04/09.

Direcionada a estudantes, professores, pesquisadores e toda a comunidade acadêmica, a II SELL promove uma série de discussões em torno das questões de gênero, raça, classe, etnias e outros temas dentro da perspectiva das maiorias minorizadas.

Confira a programação completa na página da II SELL

*Luana Bruno é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG.

Participe do Jornal UNIFAL-MG!

Você tem uma ideia de pauta ou gostaria de ver uma matéria publicada? Contribua para a construção do nosso jornal enviando sugestões ou pedidos de publicação. Seja você estudante, professor, técnico ou membro da comunidade, sua voz é essencial para ampliarmos o alcance e a diversidade de temas abordados.

LEIA TAMBÉM