NAF Previdência em Podcast [Ep. 8]: Auxílio por incapacidade temporária e permanente – Por Betânia Gaudêncio

A mestranda Betânia Gaudêncio, do curso de Gestão Pública e Sociedade da UNIFAL-MG, do campus Varginha, apresenta o último episódio da primeira temporada no NAF Previdência em Pocast e destaca o “Auxílio por incapacidade temporária e permanente”. Em 2025, o programa retorna com nossos episódios e novas orientações previdenciárias para os ouvintes. 

Como ela explica, o auxílio por incapacidade temporária, antes era conhecido como “auxílio-doença”, é um benefício devido ao segurado do INSS que comprove por laudos e por perícia médica do INSS, a sua incapacidade temporária para o trabalho. Já a incapacidade permanente, conhecida como aposentadoria por invalidez, é um benefício devido ao segurado que está, permanentemente, incapaz de trabalhar.

A mestranda também aborda as carências e requisitos para acesso aos benefícios previdenciários. “O segurado não pode exercer nenhuma atividade laborativa na aposentadoria por incapacidade permanente e na temporária, cessando a incapacidade, volta a trabalhar normalmente”. De acordo com ela, é possível converter a incapacidade temporária em aposentadoria desde que não haja prognóstico de recuperação da capacidade de trabalho que  possa garantir o sustento do segurado.

Para saber mais sobre o assunto, ouça o podcast no canal oficial da UNIFAL-MG no Spotify:

O NAF Previdência em Podcast é produzido pelo Núcleo de Apoio Fiscal (NAF) da UNIFAL-MG, do campus Varginha. A iniciativa é desenvolvida como projeto de extensão universitária e é coordenada pelo professor Wesllay Carlos Ribeiro e pela professora Larissa Gonçalves Souza, ambos do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA).

O podcast está disponível também no YouTube da UNIFAL-MG com tradução em Libras. Acesse:

Saiba mais sobre o NAF Previdência

Participe do Jornal UNIFAL-MG!

Você tem uma ideia de pauta ou gostaria de ver uma matéria publicada? Contribua para a construção do nosso jornal enviando sugestões ou pedidos de publicação. Seja você estudante, professor, técnico ou membro da comunidade, sua voz é essencial para ampliarmos o alcance e a diversidade de temas abordados.

LEIA TAMBÉM