Projeto de Extensão da UNIFAL-MG, “Aula Aberta: Que a violência não se repita!”, realiza rodas de conversas sobre violência escolar entre os dias 15 e 30 de abril

As atividades são gratuitas e estão vinculadas ao Observatório de Educação Inclusiva e ao grupo de pesquisa Formatio da UNIFAL-MG
(Imagem: reprodução/Canva Pro)

A UNIFAL-MG realiza o projeto de extensão “Aula Aberta: Que a violência não se repita!”, em formato de roda de conversa. Organizado pelas professoras Débora Felício Faria e Carla Helena Fernandes, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), o programa tem como base a série Adolescência”, da Netflix, e busca promover momentos de reflexão sobre a violência escolar e os prejuízos causados às crianças e adolescentes vítimas de bullying e expostos aos discursos de ódio e discriminação amplamente divulgados pelas redes sociais. A atividade acontece online, com transmissão ao vivo pelo canal oficial da UNIFAL-MG no Youtube, entre os dias 15 e 30 de abril.

“Ainda em formação e sem os instrumentos emocionais e psíquicos para lidar com uma sociedade violenta e conflitiva, as crianças e jovens encontram refúgio para suas inseguranças nesses ambientes. Por tudo isso, o presente evento é um convite ao diálogo aberto e franco sobre o papel dos adultos, responsáveis pela formação das crianças”, salienta a professora Débora Felício. Segundo ela, o evento é destinado as pessoas responsáveis pela formação de crianças e jovens, como os familiares e os profissionais de educação, saúde e cultura.

As inscrições devem ser realizadas por meio do CAEX da UNIFAL-MG e estão abertas até o último dia do evento, uma vez que acompanham os encontros.

Programação

No dia 15 de abril, às 19h, será realizada a primeira roda de conversa, intitulada “Escola: que universo é esse?”. Na ocasião, estarão presentes as professoras Nhayana de Freitas Andrade, Sílvia Reis de Carvalho, o professor Ronaldo André Lopes e o estudante João Vitor Soares Domiciano da Silva, convidadas e convidados da Escola Estadual Samuel Engel, do município de Alfenas-MG. O segundo encontro ocorre no dia 25 de abril, às 17h30, com o tema Formação do indivíduo e violência. O convidado é o professor José Leon Crochík, da USP.

Por fim, a última sessão ocorre no dia 30 de abril, também às 17h30, e aborda o assunto “Linguagem cinematográfica e indústria cultural”. A roda de conversa tem como convidados os professores Ronaldo Auad, da UNIFAL-MG, e o professor Ari Maia, da UNESP. Todas as sessões terão duração média de 1h30 e serão mediadas pela professora Débora Felício.

Participe do Jornal UNIFAL-MG!

Você tem uma ideia de pauta ou gostaria de ver uma matéria publicada? Contribua para a construção do nosso jornal enviando sugestões ou pedidos de publicação. Seja você estudante, professor, técnico ou membro da comunidade, sua voz é essencial para ampliarmos o alcance e a diversidade de temas abordados.

LEIA TAMBÉM