A UNIFAL-MG promove, entre os dias 20 de outubro a 7 de novembro, a Autoavaliação Institucional de 2025, referente ao segundo semestre. A iniciativa, coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), busca investigar as percepções da comunidade acadêmica (estudantes, técnicos-administrativos em educação (TAE) e docentes), a fim de aprimorar a Instituição. Nesta etapa, são avaliados o desenvolvimento institucional e as políticas acadêmicas.

A finalidade da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UNIFAL-MG, além de desenvolver as propostas de autoavaliação institucional, é coordenar e articular os processos de avaliação interna da Universidade. Todas as ações da CPA, por sua vez, seguem os princípios e diretrizes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que estabelece as diretrizes para a avaliação das instituições de ensino superior, seus cursos e o desempenho dos estudantes.
Conforme Deive Ciro de Oliveira, presidente da CPA, a participação e o engajamento da comunidade são fundamentais não apenas para a autoavaliação, mas para a Universidade como um todo. “O resultado da classificação de um curso no MEC, por exemplo, é fruto da avaliação institucional e, portanto, da participação dos discentes, docentes, e TAE nesse processo. Além disso, é também por meio dela que criamos um diagnóstico de situações dentro da universidade a fim de encontrar possíveis problemas e solucioná-los”, explica.
Além disso, ainda segundo o presidente, trata-se de um momento no qual a comunidade pode expressar seu ponto de vista e destacar o que pode ser melhorado. “No caso dos alunos, um bom motivo para participar da avaliação institucional é que cerca de metade dos cursos de graduação da universidade consideram a participação como uma atividade complementar, passível de aproveitamento em termos de carga horária”, enfatiza.
Autoavaliação Institucional 2025/2
A avaliação referente ao segundo semestre de 2025 aborda os seguintes eixos do ciclo avaliativo trienal do SINAES:
• Eixo 2: Desenvolvimento Institucional;
• Eixo 3: Políticas Acadêmicas.
Nos questionários, encontram-se perguntas objetivas diretamente relacionadas ao eixo e, também, três questões discursivas, as quais permitem a expressão de opiniões e a sugestão de melhorias por parte da comunidade acadêmica.
Com o intuito de assegurar a livre manifestação de críticas, elogios e sugestões, a participação é anônima. Os questionários eletrônicos podem ser acessados na página institucional da CPA, no portal da UNIFAL-MG.
*Luana Bruno é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG.















