UNIFAL-MG e Hospital do Amor promovem campanha para cadastro de doadores de medula óssea em Alfenas

Os cadastros podem ser realizados dia 14/11, no campus sede da Universidade, das 9h às 18h20h
(Imagem: reprodução/CanvaPro)

A UNIFAL-MG realiza, em parceria com o Hemonúcleo do Hospital de Amor de Barretos, a campanha “UNIFAL-MG pela vida: doando medula, salvando vidas”. O evento, vinculado ao programa de extensão “Ações e Análises Clínicas” (AACLin), ocorre no dia 14/11 e objetiva ampliar o número de doadores voluntários cadastrados no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME). O cadastro pode ser realizado no hall do prédio V, das 9h às 18h20, e no Laboratório Central de Análises Clínicas (LACEN), das 9h às 16h, no campus sede, em Alfenas/MG.

No local, profissionais do Hemonúcleo do Hospital do Amor e da UNIFAL-MG orientarão os participantes para a realização do cadastro. Inicialmente, o possível doador preenche um formulário e doa uma pequena amostra de sangue para análise da compatibilidade genética. Após as análises, serão chamados os doadores compatíveis. Segundo a proposta, coordenada por Sônia Aparecida Figueredo e Leilismara Sousa Nogueira, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, devido a compatibilidade sanguínea, o paciente oncológico precisa recorrer a bancos públicos de doadores. Por isso, realizar esta campanha e chamar doadores voluntários de medula óssea contribui não apenas para salvar vida, mas para despertar o senso de responsabilidade social entre os participantes.

Ademais, conforme a iniciativa, a chance de encontrar um doador compatível não aparentado é, em média, de 1 a 100 mil.  Por este motivo, se faz necessário o aumento no número de doadores cadastrados. Para a organização, a campanha é um chamado de solidariedade à comunidade universitária. “Como a compatibilidade entre doador e receptor (paciente) é rara, quanto mais pessoas estiverem cadastradas no REDOME, maiores serão as chances dos pacientes encontrarem doadores compatíveis”, destaca a professora Leilismara Sousa Nogueira, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), e também coordenadora do evento.

Conforme Leilismara Nogueira, o evento surge da demanda social identificada em diálogo com órgãos de saúde e pacientes que enfrentam a escassez de doadores compatíveis. A campanha promove a aproximação entre Universidade e comunidade, pois articula o conhecimento científico sobre doação e transplante e tem o potencial de difundi-lo para a sociedade por meio de mobilizações sociais.

As coordenadoras afirmam, ainda, que a ação gera mudanças concretas na comunidade, pois difunde informações de qualidade e sensibiliza a população para a importância da doação, além de facilitar o cadastro no REDOME. Ao mesmo tempo, a iniciativa, feita em parceria com uma instituição filantrópica, é capaz de promover a transformação dentro da própria universidade, uma vez que estimula práticas acadêmicas comprometidas com a necessidade da população. Assim, a campanha impulsiona o desenvolvimento social e regional, reforçando o papel da UNIFAL-MG como agente de mudanças e promotora de cidadania.

Sobre o Hospital de Amor de Barretos

O Hospital de Amor, antes conhecido como Hospital de Câncer de Barretos, é uma clínica filantrópica, mantida pela Fundação Pio XII e especializada no tratamento e na prevenção do câncer. Atualmente, através de unidades fixas e móveis em todo o Brasil, que incluem hospitais, centros de prevenção e carretas equipadas, a Instituição garante atendimento humanizado e cuidado precoce para os pacientes oncológicos do Sistema Único de Saúde (SUS). Para Henrique Prata, presidente do Hospital de Amor, “o segredo está na forma de tratar todas as pessoas, absolutamente todas, com amor.”

Data: 14 de novembro de 2025

Locais e horários:

• Hall do Prédio V — das 9h às 18h30;

• Laboratório Central de Análises Clínicas (LACEN) — das 9h às 16h;

Público-alvo: comunidade acadêmica e público externo;

Parceria: Hemonúcleo do Hospital de Amor de Barretos.

Para mais informações, acesse o portal do Hospital de Amor ou entre em contato com leilismara.nogueira@unifal-mg.edu.br e sonia.figueiredo@unifal-mg.edu.br.

*Luana Bruno é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG.

Participe do Jornal UNIFAL-MG!

Você tem uma ideia de pauta ou gostaria de ver uma matéria publicada? Contribua para a construção do nosso jornal enviando sugestões ou pedidos de publicação. Seja você estudante, professor, técnico ou membro da comunidade, sua voz é essencial para ampliarmos o alcance e a diversidade de temas abordados.

LEIA TAMBÉM