Conselho Universitário aprova lista tríplice e confirma Alessandro Antonio Costa Pereira como indicado ao cargo de reitor da UNIFAL-MG para o período 2026-2030

Nomeação é realizada pela Presidência da República e posse está prevista para março de 2026
Alessandro Antonio Costa Pereira, professor do ICB e candidato mais votado na consulta à comunidade, é indicado ao cargo de reitor para o período de 2026-2030. (Foto: Ivanei Salgado/Dicom)

Em reunião extraordinária no dia 14 de novembro, o Conselho Universitário (Consuni) da UNIFAL-MG aprovou a formação da lista tríplice para nomeação da nova reitoria da Universidade para o período de 2026-2030. Pela Resolução 92/2025, de 14 de novembro, e pelo Resultado Final, divulgado no dia 19 de novembro, o Consuni confirmou o professor Alessandro Antonio Costa Pereira, candidato mais votado na consulta à comunidade, como reitor indicado para a próxima gestão. 

A lista tríplice foi formada por Alessandro Costa Pereira, Maria Rita Rodrigues e Cássia Avelino. (Foto: Ivanei Salgado/Dicom)

A lista tríplice é organizada conforme a ordem de votação obtida pelos candidatos inscritos na reunião do Consuni. Como a candidatura é uninominal, somente o candidato (a) a reitor (a) participa. Na reunião, o professor Alessandro Antônio Costa Pereira recebeu 29 votos, seguido pela professora Maria Rita Rodrigues com 20 votos, segunda candidata mais votada na consulta, e pela professora Cássia Carneiro Avelino, decana do Consuni, com 3 votos.

Os processos eleitorais de consulta à comunidade e de formação da lista tríplice são independentes e não vinculantes. Ainda assim, há uma tradição nas universidades federais de considerar a escolha da comunidade na composição da lista. Dessa forma, o candidato mais votado na consulta tende a ser o mais votado pelo Conselho Universitário. 

Estamos felizes e honrados com nossa indicação para a Reitoria da UNIFAL-MG, confirmada na formação da lista tríplice pelo Consuni. A nossa indicação expressa, respeitosamente, o desejo da comunidade, mantendo-se, assim, a tradição democrática da nossa Universidade”, destacou o professor Alessandro Costa Pereira, mais votado na consulta à comunidade e no Consuni.

Com a aprovação, a lista tríplice é encaminhada ao Ministério da Educação (MEC), responsável pela nomeação do reitor. Conforme a Lei 9.192/1995 e o Decreto 1.916/1996, a Presidência da República pode nomear qualquer docente entre os indicados na lista tríplice. 

Mesmo não havendo obrigatoriedade de escolha do primeiro nome da lista, em todos os processos de formação da lista tríplice para indicação da reitoria da UNIFAL-MG, a vontade da comunidade foi confirmada pelo Consuni e na indicação da Presidência da República. “Essa postura respeita a autonomia universitária e torna a indicação mais democrática”, reforça o reitor eleito. 

Vanessa Marques, atual pró-reitora de pesquisa e pós-graduação, será a vice-reitora na gestão 2026-2030. (Foto: Ivanei Salgado/Dicom)

Como as candidaturas são uninominais, a vice-reitoria é indicada pelo reitor. Na próxima gestão, o cargo será ocupado pela professora Vanessa  Bergamin Boralli Marques, atual pró-reitora de pesquisa e pós-graduação. 

A posse da nova reitoria está prevista para o mês de março de 2026, com o fim do mandato do professor Sandro Amadeu Cerveira.

 

Participe do Jornal UNIFAL-MG!

Você tem uma ideia de pauta ou gostaria de ver uma matéria publicada? Contribua para a construção do nosso jornal enviando sugestões ou pedidos de publicação. Seja você estudante, professor, técnico ou membro da comunidade, sua voz é essencial para ampliarmos o alcance e a diversidade de temas abordados.

LEIA TAMBÉM