No dia 21/05, o Jornal da EPTV 1ª edição veiculou uma matéria sobre análise de monitoramento da qualidade da água da represa Bortolan em Poços de Caldas. Na oportunidade, o professor e diretor do campus Poços de Caldas, do Instituto de Ciências e Tecnologia da UNIFAL-MG, Gunther Brucha, comentou propostas de monitoração da represa.
Segundo o professor, a Comissão das Águas se reuniu na Câmara Municipal para discutir a poluição da represa e os moradores do condomínio que margeia o reservatório reivindicaram novas propostas de análise. “Existem duas propostas que serão levadas em reunião, que ocorrerão na próxima segunda-feira, onde instituições como o Departamento Municipal de Água e Esgoto de Poços de Caldas (DMAE), como o Departamento Municipal de Eletricidade de Poços de Caldas (DME), a UNIFAL-MG, as Indústrias Nucleares do Brasil (INB) e como a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) deverão assinar um termo de cooperação, para que se faça uma análise mais detalhada da bacia que envolve o reservatório”, afirmou.
Ainda de acordo com o docente, serão analisados possíveis poluidores da bacia como primeira proposta. “A segunda proposta já é de monitoramento da qualidade de água e balneabilidade do reservatório, em função da utilização, que é observada com a prática de esportes e outras atividades em que a população deve ser notificada sobre a qualidade dessa água e se está apta a ser balneável ou não”, completou.
Confira a reportagem completa pelo link: https://globoplay.globo.com/v/12613349/
*Igor Giugliano é estagiário da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG.