No dia 26 de setembro, os docentes do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) do campus Poços de Caldas tiveram a oportunidade de conhecer mais uma metodologia ativa para repensar as práticas pedagógicas. Por meio de uma oficina promovida pelo Projeto Local de Formação Pedagógica de Poços de Caldas (PLDoc), do Programa Institucional de Desenvolvimento Profissional e Formação Pedagógica Docente (Prodoc), os participantes trabalharam conceitos e experiências sobre Peer Instruction – uma metodologia ativa que estimula a aprendizagem colaborativa e o engajamento discente.

A oficina foi conduzida pela professora Erika Pasqua Tavares, do Departamento de Anatomia do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), a partir de interação ministrante-participantes e aborda o envolvimento dos estudantes na construção do conhecimento, de maneira a estimular o raciocínio crítico, a argumentação e a cooperação entre pares.
“A realização de uma oficina sobre a metodologia Peer Instruction é relevante para professores do ensino superior, principalmente em cursos de engenharia, pois possibilita repensar práticas pedagógicas tradicionalmente centradas na exposição do conteúdo”, compartilha a pedagoga Amanda Rezende Xavier, responsável pela organização do PLDoc.

Para além da transmissão de conceitos, o uso do Peer Instruction contribui para a consolidação da aprendizagem. “O Peer Instruction promove maior engajamento em aula e auxilia os docentes a desenvolver estratégias mais eficazes para lidar com a diversidade de ritmos e estilos de aprendizagem, aspecto especialmente desafiador nas engenharias”, argumenta Amanda Xavier.
O PLDoc Poços de Caldas é coordenado pela Assessoria Pedagógica do campus Poços de Caldas e desenvolve atividades que possam atender demandas específicas do campus. Além do PLDoc, os docentes contam também com a programação central do Prodoc, chamada PIDoc, cujas atividades focam em abordagens institucionais mais amplas.
Saiba mais sobre o PLDoc Poços de Caldas aqui















