Em reportagem, docente da UNIFAL-MG comenta queda observada nas vendas de café no fim da safra deste ano

No dia 14/08, o Jornal da EPTV – 1ª edição exibiu uma reportagem sobre as vendas no fim da safra de café, na região do sul de Minas, atingirem somente agora os 40% do esperado para todo o período. Na oportunidade, o professor João Marcos Caixeta Franco, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG, comentou o cenário.

Segundo o docente, o comportamento de mercado, a princípio, não era esperado. “Os produtores tendem a vender rapidamente boa parte da sua safra para cobrir os custos de produção, especialmente os custos de colheita, que são muito elevados. Mas, de fato, esse ano, os preços maiores; em uma condição global, que tem dado sustentação aos preços; faz com que os produtores vendam menores quantidades para cobrir essas despesas e também para que tenham expectativas de melhorar mais o valor de venda, decidindo, assim, reter uma parte da safra”, afirmou.

Ainda de acordo com o docente, paralelamente à sustentabilidade social e ambiental, que os produtores devem estar conscientes, a sustentabilidade econômica da atividade é um fator preponderante para que possam continuar a produzir. “O momento de bons preços, os remuneradores da atividade cafeeira, são fundamentais para uma perspectiva de prazo mais longo na produção com produtos de qualidade, para abastecer tanto o mercado nacional quanto internacional”, completou.

Acesse a reportagem completa no link: https://globoplay.globo.com/v/12823131/

*Igor Giugliano é estagiário da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG.