A UNIFAL-MG foi uma das universidades participantes de uma reunião com embaixadores da União Europeia (UE) em missão oficial no Brasil. No encontro, realizado no dia 26 de setembro na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Instituição foi representada pelo reitor, Prof. Sandro Amadeu Cerveira.

No evento, os embaixadores e representantes de instituições dialogaram sobre iniciativas científicas em temas de interesse do bloco. Também foi apresentado o projeto “SeloVerde”, da UFMG, que integra dados públicos e aplica análises geoespaciais para rastrear a produção agropecuária e combater o desmatamento ilegal.
Segundo o professor Sandro Cerveira, o encontro proporcionou o diálogo e o fortalecimento de contatos com a União Europeia e com outros países representados. “Durante a reunião, além de pronunciamento aos presentes, foi possível dialogar com os embaixadores e apresentar possibilidades de parceria com a Universidade”, ressalta. Atualmente, a UNIFAL-MG possui cerca de 27 parcerias com instituições do bloco.
De acordo com o reitor, a missão dos embaixadores da União Europeia em Minas Gerais representou uma oportunidade para fortalecer redes de colaboração científica, inovação responsável e desenvolvimento sustentável. “Ao compartilharmos nossas experiências e projetos, demonstramos que as universidades públicas brasileiras estão preparadas para contribuir com soluções globais e formar cidadãos com visão crítica e atuação internacional”, destacou o reitor sobre o encontro.

A comitiva europeia foi liderada pela embaixadora Marian Schuegraf e contou com a presença de outros 17 diplomatas de estados-membros da UE. Estiveram presentes embaixadores da Alemanha, Áustria, Bélgica, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Finlândia, Grécia, Irlanda, Itália, Lituânia, Luxemburgo, Países Baixos, Polônia, Portugal, Suécia e República Tcheca.
O encontro reuniu representantes de universidades mineiras, autoridades estaduais e municipais, além da reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida. A missão também contou com reuniões de representantes e autoridades do governo de Minas Gerais e da Prefeitura de Belo Horizonte.