Leandro Almeida, egresso do curso de Letras/Português da UNIFAL-MG, acaba de lançar a sua obra de estreia no universo literário. Em Escarnificina, publicada pela editora Minimalismos, o poeta mineiro reúne versos escritos ao longo de aproximadamente dez anos, cujos poemas confirmam sua maturidade e precisão.

“Aventuro-me pela escrita literária desde os 17 anos. Sempre muito tímido com meus escritos, demorei a engajar oficialmente como poeta publicado”, revela o autor da cidade mineira de Varginha. Embora tenha levado tempo para publicar seus poemas, Leandro Almeida sempre participou de eventos culturais em sua cidade, como o Festival de Poesia Falada e as antologias Estação dos Versos.
O poeta também foi um dos 100 autores selecionados e premiados pelo concurso do Itaú Cultura “Depois da pandemia”. Com o pseudônimo Cora Sanhaço publicou poema na coletânea Crocitar de Lenore: Antologia em homenagem à obra de Edgar Allan, iniciativa promovida pelo Laboratório Editorial Morse, da UFMG.
Na coletânea de estreia, o autor selecionou os poemas que mais o agradavam para concorrer à chamada aberta pela editora. “Alguns dos versos foram rascunhados enquanto ainda era discente do curso de Letras da UNIFAL-MG”, relata.
A palavra “escarnificina” utilizada como título do livro é um neologismo criado pelo autor como uma junção provocativa entre “escárnio” e “carnificina” ou ainda “escárnio” e “oficina”. “Acredito que represente bem a minha forma de lidar com os temas dentro da poesia, pois de algum modo irônico acabo tentando encontrar uma catarse para os meus desejos e incômodos mais profundos”, explica. A capa do livro, desenhada por ele próprio, resgata a imagem de um antigo blog que levava o mesmo nome.
Como egresso da Universidade, Leandro Almeida afirma que sua trajetória na UNIFAL-MG foi essencial para moldar sua sensibilidade estética e intelectual. “Ter me formado nessa Universidade abriu inúmeras portas para mim e também me fez perceber o meu trabalho com a arte em outras perspectivas diversas. Creio que nada disso que estou vivenciando com a poesia seria possível de ocorrer sem ter as oportunidades que os estudos me proporcionaram. A UNIFAL-MG é responsável não apenas pela minha formação profissional, mas também pela humana”, ressalta.

Para Eloésio Paulo, docente da UNIFAL-MG e poeta reconhecido que foi professor do autor, Escarnificina já nasce como uma obra de grande fôlego. “A poesia do Leandro é das mais promissoras, mesmo porque já começa bem realizada do ponto de vista técnico e madura como expressão pessoal”, aponta.
Na opinião do professor, é raro se deparar com um livro de estreia que demonstre um firme ritmo poético e a construção de imagens com tamanho refinamento. “A ousadia começa no primeiro poema, cujas primeiras palavras são ‘no fim das contas’. Parece que o Leandro aprendeu bem as principais lições da poesia moderna, desde o lema colocado por Mallarmé, de que a sugestão é mais importante que o sentido evidente das palavras. Aliás, essa é uma poesia em que, justamente por não estar muito à vista, o sentido do poema passa, em geral, muito longe dos clichês formais e temáticos que constituem a grande armadilha para autores jovens”, analisa.
A apresentação da obra é assinada por Keilla Petrin, que foi professora de Língua Portuguesa do autor ainda no Ensino Médio. “Sou muito grato a ela por tudo o que fez por mim e também pelo prefácio incrível que abrilhanta a obra”, compartilha Leandro Almeida. “Ela sempre me incentivou a escrever, a fazer arte e, inclusive, me inspirou e orientou a buscar fazer a graduação em Letras.”
No prefácio, Keilla Petrin não apenas confirma a relevância literária da coletânea, como também contextualiza a evolução do estilo de Leandro Almeida. “Seus poemas mostram um escritor que já alcançou maturidade poética, que ouviu a voz do nosso mestre”, descreve, continuando: “Conviveu com seus poemas antes de escrevê-los, e soube esperar que cada um se realizasse com seu poder de palavra e de silêncio.”
A coletânea, lançada no mês de maio, pode ser adquirida pelo site da editora Minimalismos neste link.