Estudantes da Engenharia Civil se unem em mutirão pelo projeto “Cores que Transformam” para revitalizar fachada de entidade social em Poços de Caldas

Ação extensionista fortaleceu parcerias e mostrou aos acadêmicos a importância do papel social da profissão de engenheiro civil
Antes e depois da fachada da sede do Serviço de Obras Sociais (SOS). (Foto: Arquivo/Projeto Cores que Transformam)

O projeto de extensão Cores que Transformam, desenvolvido pelo curso de Engenharia Civil da UNIFAL-MG Poços de Caldas, comprovou como a renovação estética e o uso consciente das cores podem contribuir para a melhoria da qualidade de vida e da identidade visual de uma construção. Por meio de mutirões de pintura, o projeto reforçou o papel social do profissional de engenheiro civil e a importância de seu atuação na aplicação da psicologia das cores e da renovação de pintura dos ambientes.

Discentes, docentes, empresas locais e comunidade se reuniram para os mutirões de pintura da sede do Serviço de Obras Sociais. (Foto: Arquivo/Projeto Cores que Transformam)

Com a participação de discentes, docentes, empresas locais e comunidade, os mutirões de pintura foram realizados nos dias 08 e 15 de março na sede da Serviço de Obras Sociais (SOS), uma entidade social na cidade de Poços de Caldas, que promove cursos e atividades que envolvem panificação, confeitaria, corte e costura, empreendedorismo, inclusão digital, cuidados de idosos, artesanato, tricô e crochê, reparo de roupas, pintura em tecidos, canto e flauta, além de preparação para concursos.

Conforme explica Jéssica Ferreira Borges, professora do curso de Engenharia Civil, que foi idealizadora e coordenadora da ação, o projeto começou em janeiro de 2025 e desde então a equipe vem trabalhando para selecionar a entidade beneficiária, levantar materiais necessários, buscar patrocinadores e então prosseguir para o projeto de restauração. “Para realizar essa pintura, necessitamos de parcerias com empresas como a RN Tintas e Ferramentas – que forneceu as tintas e ferramentas necessárias junto à Revbras -, e da Torres Empreendimentos – que fez a doação de um prestador de serviço para auxiliar em alguns serviços dessa execução”, detalha.

Fachada anterior do Serviço de Obras Sociais. (Foto: Arquivo/Projeto Cores que Transformam)

A mudança visual iniciou-se no dia 6 de março, com o preparo da superfície e a pintura de partes altas da casa, por um pintor. No dia 8, foi a vez de preparar a superfície com lixa e limpeza das partes necessárias, oportunidade em que discentes e docentes literalmente colocaram a mão na massa. No dia 15, o grupo se reuniu mais uma vez, para realizar a pintura da fachada.

Segundo a coordenadora, a prática executiva do processo de pintura foi incluída no projeto para que os acadêmicos do curso de Engenharia Civil pudessem compreender o papel social de sua futura profissão. “A atividade foi idealizada para mostrar o nível de pertencimento dos discentes no processo de produção, planejamento e execução de materiais e serviços que gerenciar para trazer retorno à sociedade. Por isso, os discentes do ICT [Instituto de Ciência e Tecnologia] puderam deixar o seu registro na sociedade por anos com a execução da pintura e renovação da fachada do SOS e, assim, mostrar que a psicologia das cores dos ambientes melhora a qualidade de vida das pessoas”, comenta.

Para a professora, o momento foi positivo por não apenas promover o fortalecimento de parcerias como também o engajamento dos estudantes. “Como coordenadora e idealizadora da ação, fiquei muito contente com as parcerias que o curso conseguiu desenvolver com as empresas patrocinadoras e com o SOS, além disso, foi satisfatório ver o envolvimento e desempenho dos alunos com a ação”, afirmou Jéssica Borges. “Foi um momento de descontração e fortalecimento de vínculos. Além do mais, o resultado impressionava até as pessoas que passavam pelo local, que elogiavam a ação e a renovação da fachada da SOS”, acrescentou.

Discentes do curso de Engenharia Civil após a restauração. (Foto: Arquivo/Projeto Cores que Transformam)

Em nome da entidade, a diretora Nélida Marina Pistone expressou gratidão aos professores pela iniciativa do projeto Cores que Transformam. “Nosso louvor aos professores por essa iniciativa. Que seja exemplo para outras universidades e faculdades. Para nós que dependemos de doações para manter esta Casa que tem 81 anos de existência, nossa sincera gratidão, com as bênçãos de Deus. Nossa casa estará sempre aberta para recebê-los”, destacou, ressaltando a expectativa de que o envolvimento dos universitários na reforma da fachada também contribua para a formação cidadã dos jovens.

O gerente da RN Tintas de Poços de Caldas, Bruno Menezes, compartilhou a sua satisfação pela empresa integrar o projeto. “A RN Tintas teve o prazer de participar deste projeto, que nos permitiu contribuir para a comunidade e fortalecer nosso compromisso com a sustentabilidade”, enfatizou. “Acreditamos que iniciativas como essa são essenciais para promover um futuro melhor e estamos orgulhosos de fazer parte dessa transformação na vida das pessoas, mostrando como as cores podem transformar de fato a experiência e perspectiva de cada cidadão”, concluiu.

A proposta da coordenação é promover ações como essa realizada junto ao SOS Poços de Caldas, anualmente.

O trabalho da equipe durante os mutirões também ganhou repercussão em uma reportagem da TV Poços. Confira aqui.

(Fotos: Arquivo/Projeto Cores que Transformam)

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