Estudantes do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT), do campus Poços de Caldas, foram os vencedores de um desafio promovido em parceria com a CHEP, referência mundial em soluções logísticas e economia circular. A equipe PartnerCHEP, formada por Giovana Fontes Vitorino, João Victor Souza Diniz e Lucas Eduardo Ribeiro, discentes do BICT, apresentou como proposta o reaproveitamento de resíduos de madeira de paletes para a produção de briquetes energéticos por meio de cooperativas locais.
O projeto alia sustentabilidade ambiental, viabilidade econômica e inclusão produtiva, transformando resíduos logísticos em fonte de energia limpa com alto valor agregado. Os briquetes são blocos compactados feitos a partir de resíduos orgânicos, especialmente biomassa vegetal, como é o caso da madeira. São usados como combustível sólido e são muito mais sustentáveis do que opções como lenha, carvão vegetal ou até gás, processos que exigem geração de calor.

A proposta prevê a instalação de unidades de produção dos briquetes em comunidades próximas aos centros logísticos da CHEP, como Louveira (SP), em parceria com cooperativas locais. Essas organizações seriam capacitadas para operar os equipamentos de briquetagem e comercializar o produto final, gerando renda, autonomia e desenvolvimento regional.
“Além do forte apelo social, a iniciativa impressionou pela solidez técnica e pelo modelo de escalabilidade. Os alunos demonstraram o retorno de investimento do projeto e o potencial de replicação nacional. A iniciativa também prevê acompanhamento contínuo por meio de indicadores de desempenho, garantindo eficiência, rastreabilidade e impacto mensurável. A expectativa agora é analisar os detalhes a fundo e buscar viabilizar a implementação da solução”, explica Emanuela Mascarenhas Borges, Supply Chain Senior Manager da CHEP Brasil.
Durante o anúncio da premiação, os estudantes destacaram o valor da experiência proporcionada pelo desafio. “Foi uma oportunidade única de aplicar, na prática, os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Tivemos que pensar como vender a ideia, como comunicar relevância e impacto, o que vai muito além da rotina acadêmica. Isso nos prepara de verdade para o mercado de trabalho”, comentou Lucas, um dos integrantes da equipe.
“O sucesso dessa proposta evidencia o quanto é importante proporcionar aos estudantes experiências desafiadoras, que

extrapolam os muros da sala de aula. Ao unir conhecimento acadêmico, engajamento social e parcerias estratégicas com o setor corporativo, abrimos caminhos para que nossos estudantes transformem ideias em soluções concretas para o mercado corporativo e a sociedade”, afirma o professor Fabio Ferraço, vice-coordenador o curso de Engenharia de Produção da UNIFAL-MG.
Ao todo, participaram 33 alunos com 11 propostas, avaliadas por uma banca examinadora composta por especialistas do mercado, integrantes da CHEP e professores da UNIFAL-MG. Os estudantes com a proposta vencedora receberam um curso on-line de ESG, brindes da companhia e certificado de reconhecimento.
Sobre a CHEP
A CHEP é líder global em soluções para a cadeia de suprimentos. Em conjunto com produtores, fabricantes, varejistas e parceiros logísticos, a CHEP promove o movimento inteligente e sustentável de mercadorias em mais de 60 países. Com sua rede de compartilhamento, reparo e reutilização de paletes, caixas e contentores conectados, a CHEP ajuda empresas a otimizar suas cadeias de suprimentos, reduzindo custos e minimizando o impacto ambiental de suas operações. A CHEP alia a sua liderança em circularidade, que ajuda a combater emissões, desperdício e embalagens descartáveis, com um foco na resiliência, para construir redes de suprimentos preparadas para o futuro por meio de dados, escala e colaboração. Com sua excelência operacional confiada pelas principais marcas do mundo, a CHEP atende principalmente clientes nos setores de bens de consumo (como alimentos secos, mercearia, produtos domésticos, saúde e cuidados pessoais, produtos frescos e bebidas), varejo, automotivo e indústrias de manufatura em geral. Parte do Grupo Brambles, a CHEP gerencia cerca de 347 milhões de paletes e contentores por meio de uma rede com mais de 750 centros de serviço, empregando aproximadamente 11.000 pessoas em todo o mundo, com suas maiores operações na América do Norte e Europa.
Com informações da assessoria da CHEP