A UNIFAL-MG está mais próxima de alcançar um marco importante: entrar para o Top 10 do Ranking de Universidades Empreendedoras do Brasil. Para isso, conta com o apoio dos estudantes de graduação e recém-formados, que podem contribuir participando da Pesquisa de Percepção IES Empreendedoras 2025. A pesquisa está sendo conduzida ao longo do segundo semestre de 2025, com início neste mês de julho.
Promovida por pesquisadores, educadores e membros do Brasil Júnior com foco em instituições públicas e privadas, a iniciativa busca ouvir os universitários sobre a vivência empreendedora nas instituições de ensino superior. A aplicação local da pesquisa é coordenada pela Agência de Inovação e Empreendedorismo (I9).
“O principal propósito da iniciativa é avaliar o nível de empreendedorismo nas Instituições de Ensino Superior brasileiras e entender de que forma elas estão contribuindo para o desenvolvimento social e acadêmico por meio de práticas inovadoras”, explica a professora Izabella Carneiro Bastos, diretora da Agência. Segundo ela, a expectativa é que os dados gerados sirvam como base para propor melhorias e políticas públicas mais eficazes no ensino superior.
A participação da UNIFAL-MG na Pesquisa de Percepção do projeto IES Empreendedoras está alinhada ao compromisso institucional com a inovação e o desenvolvimento acadêmico, conforme detalha Izabella Bastos. “Atualmente, a Universidade ocupa a 21ª posição no Ranking de Universidades Empreendedoras 2023 (RUE) uma evolução expressiva em relação à edição anterior, em que figurava na 87ª colocação”, ressalta.
Para a diretora da I9, o reconhecimento da Instituição nos eixos de Extensão e Capital Financeiro evidencia o fortalecimento de sua atuação no ecossistema de empreendedorismo universitário. “A expectativa agora é ainda mais ousada: alcançar o top 10 das universidades empreendedoras do país. Para isso, a UNIFAL-MG, por meio da Agência de Inovação e Empreendedorismo e da incubadora NidusTec, vem intensificando esforços em áreas estratégicas como cultura empreendedora, infraestrutura, internacionalização e captação de recursos”, afirma.
A participação é simples e rápida: o questionário pode ser acessado de forma online e leva cerca de 10 minutos para ser respondido. Basta entrar no link https://www.unifal-mg.edu.br/i9unifal/links-uteis e clicar no índice amarelo em destaque.
“Acreditamos que ouvir a percepção dos nossos estudantes é essencial para aperfeiçoar políticas institucionais e criar um ambiente universitário cada vez mais inovador, inclusivo e conectado às demandas da sociedade. Essa pesquisa é uma oportunidade de entender onde estamos e para onde queremos ir”, finaliza.
Acesse aqui, responda e compartilhe