Desde 2015, o projeto de extensão “Água é Vida” da UNIFAL-MG transforma vidas ao aliar saúde, bem-estar e prática acadêmica. O projeto de extensão “Água é Vida”. Por meio de ações de promoção e prevenção em saúde, envolvendo exercícios físicos realizados em piscina terapêutica, a iniciativa integra o programa de extensão Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) da Universidade, cuja proposta é contribuir para a qualidade de vida, tanto da comunidade acadêmica interna quanto da comunidade externa da região de Alfenas.
Coordenado pelas professoras Andréia Maria Silva Vilela Terra e Adriana Teresa Silva Santos, do Instituto de Ciências da Motricidade (ICM), o projeto conta também com a participação de alunos do curso de Fisioterapia da UNIFAL-MG, que atuam sob supervisão das coordenadoras.
As atividades incluem sessões semanais de fisioterapia aquática e a aplicação de instrumentos de avaliação, como o teste de flexibilidade e questionários sobre atividade física. A proposta também se destaca pela integração entre ensino, pesquisa e extensão, por formar os estudantes em um ambiente interdisciplinar que envolve áreas como Fisioterapia, Medicina e Nutrição. Além disso, o projeto promove a troca de saberes entre a Universidade e a sociedade, buscando reduzir desigualdades e atender às demandas de saúde da população.
Conforme a coordenação, as atividades desenvolvidas incluem exercícios para condicionamento físico aquático, treinos de resistência muscular e sessões de relaxamento, realizadas na Clínica de Fisioterapia da Universidade. Por meio dos relatos dos próprios participantes, tem sido possível identificar benefícios à saúde. “Ao longo do projeto, os participantes relataram diversos benefícios para a saúde, tais como melhoria no bem-estar físico e mental; redução de peso; aumento da flexibilidade corporal; fortalecimento muscular; redução do estresse e melhora significativa da saúde mental”, detalha a coordenadora.
Além disso, a professora Andréia Terra também aponta que o projeto tem sido uma oportunidade de aprendizado prático para os alunos de Fisioterapia. “Ele permite que os acadêmicos vivenciem a aplicação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, desenvolvendo competências como planejamento e execução de atividades aquáticas terapêuticas, experiência em lidar diretamente com diferentes públicos, desenvolvimento de habilidades de comunicação e trabalho em equipe e o aprofundamento no conhecimento sobre Fisioterapia Aquática e seus benefícios”, afirma.
Como participar
Qualquer pessoa em condições de realizar exercícios aquáticos podem participar do projeto, desde que apresente liberação médica. Segundo a coordenação, as atividades são planejadas para atender às necessidades específicas dos participantes, utilizando a piscina da clínica como espaço principal.
As sessões acontecem em dois turnos: às segundas e quartas-feiras, às 7h; e às terças e quintas-feiras, às 17h, cada uma com duração de 50 minutos.
Os interessados podem entrar em contato com o setor de Fisioterapia Aquática da UNIFAL-MG, por meio do telefone (35 99153-2630) ou do perfil do Instagram do PICS, para obter informações detalhadas e efetuar a inscrição, conforme a disponibilidade de vagas.