O projeto Fale com a UNIFAL alcançou a marca histórica de 900 áudios veiculados na programação da Rádio Federal FM (101.3) no mês de novembro. A iniciativa integra o programa de extensão “A Voz da Ciência” e se destaca pelo compromisso em promover informações científicas confiáveis para a sociedade, combater desinformações e preconceitos, e ampliar o acesso ao conhecimento.
Segundo Pedro Rosalen, professor vinculado à Faculdade de Ciências Farmacêuticas e ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF), e um dos coordenadores do projeto, as atividades do programa A Voz da Ciência são realizadas desde 2019, principalmente de forma virtual, com inserções diárias do projeto Fale com a UNIFAL na Rádio Federal FM (101.3) e nas redes sociais.
Como uma das principais ações do programa, o Fale com a UNIFAL surgiu em um contexto de desafios para a comunicação científica no Brasil. Para ampliar o acesso ao saber e promover uma sociedade mais bem informada e consciente, o projeto envolve a produção de podcasts de temas como o funcionamento de medicamentos, vacinas e processos cirúrgicos, debates sobre questões fundamentais para a sociedade (racismo, etarismo, democracia, gênero) e outros tópicos de relevância social.
A equipe é composta majoritariamente por professores e estudantes das ciências da saúde, o que explica a predominância inicial de temas nessa área. No entanto, o projeto vem ampliando suas abordagens para contemplar diferentes áreas do conhecimento, sempre com o objetivo de gerar impacto social positivo. A comunidade também participa enviando perguntas via redes sociais do projeto, conforme a temática trabalhada na temporada, as quais são respondidas, de forma clara e acessível, por professores da Universidade qualificados sobre o assunto.
“Ao longo de quase quatro anos, foram recebidas 900 perguntas enviadas pela comunidade, evidenciando que o projeto foi compreendido, acolhido e retribuído com confiança”, comenta o professor Pedro Rosalen. Conforme ele, essas perguntas foram respondidas com excelência pelos professores da UNIFAL-MG, especialistas que colocaram seu conhecimento a serviço da sociedade. “Nosso mais profundo agradecimento é dedicado a eles, que tornam possível a disseminação de informações científicas confiáveis e relevantes”, acrescenta.
O trabalho contínuo e essencial dos estudantes que participam do projeto é outro elemento importante no sucesso das atividades. “Com dedicação incansável, esses estudantes garantem que, semana após semana, os áudios sejam elaborados e entregues à Rádio Federal FM (101.3), transformando o projeto em uma poderosa ferramenta de impacto social”, argumenta.
Acadêmicas do projeto em captura de tela de post no Instagram do projeto. (Imagens: Reprodução/Instagram A Voz da Ciência)
Atualmente são 20 estudantes diretamente envolvidos no Fale com a UNIFAL. Desde a criação, o projeto já contou com a contribuição de cerca de 70 alunos de diversos cursos da Universidade.
No momento, está no ar a 19ª temporada, que aborda os temas ‘Etarismo e Racismo’, sob a responsabilidade do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) da UNIFAL-MG, em referência à semana em que se celebra o Dia da Consciência Negra (20 de novembro).
Os áudios podem ser ouvidos durante a programação da Rádio Federal FM (101.3). Acesse aqui.
Estratégias que aproximam a Universidade da sociedade
O programa “A Voz da Ciência” é uma iniciativa contínua, com ações regulares desde 2019. As inserções na Rádio Federal FM (101.3) ocorrem diariamente, abrangendo uma ampla variedade de áreas e temas. Além das transmissões na rádio, o programa desenvolve projetos de divulgação científica nas redes sociais e participa de congressos e eventos científicos, com o objetivo de fortalecer sua presença em diferentes frentes de atuação.
A criação da proposta foi motivada pela identificação de uma lacuna na comunicação direta entre a ciência, a universidade e a sociedade. “Para preencher essa necessidade, desenvolvemos um modelo de divulgação científica que combina estratégias em redes sociais, inserções na Rádio Federal (FM 101.3) e participação em eventos presenciais”, conta o professor Pedro Rosalen.
Segundo ele, uma pesquisa publicada no jornal O Globo em 21/06/2019, por Helena Borges, apontou a necessidade urgente de combater a desconfiança em relação à ciência e a desinformação. “A pesquisa, realizada pelo Wellcome Global Monitor 2018, da Gallup, revelou que no Brasil 35% da população desconfia da ciência e 23% acredita que a produção científica não beneficia a sociedade. Esses dados alarmantes evidenciam a barreira entre o conhecimento gerado nas universidades e a percepção da sociedade sobre sua importância”, contextualiza.
Com os dados da pesquisa, a equipe reconheceu a gravidade do cenário e decidiu criar A Voz da Ciência para reduzir essa lacuna, como forma de evidenciar a relevância e os benefícios da ciência para o bem-estar coletivo. “Entendemos que a universidade tem um papel fundamental no combate às Fake News e à desinformação, que afetam não apenas o entendimento científico, mas também as relações sociais e o desenvolvimento do país”, pontua.
A abordagem adotada busca criar uma rede de comunicação eficiente e acessível, capaz de dialogar com diferentes públicos. “Por meio de ações como inserções na Rádio Federal, uso estratégico das redes sociais e participação em eventos presenciais, o projeto busca construir uma ponte sólida entre a universidade e a sociedade, promovendo o acesso a informações confiáveis e valorizando o impacto da ciência brasileira”, reforça.
Compromisso com a ciência, a educação e a sociedade
Para desenvolvimento, a iniciativa conta com a participação de diversos atores. Além dos professor Pedro Rosalen na coordenação de rádio, as ações contam com a coordenação dos professores Lucas Lopardi Franco (Faculdade de Ciências Farmacêuticas/ Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas), Marcos José Marques (Instituto de Ciências Biomédicas/Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas e Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas); Evelise Aline Soares (Faculdade de Medicina – FAMED), e Luciene Alves Moreira Marques (Faculdade de Ciências Farmacêuticas/Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica – PPGASFAR).
Professores convidados da UNIFAL-MG, provenientes de diversas áreas, também enriquecem o projeto compartilhando conhecimento técnico e abordagens interdisciplinares. Os discentes da pós-graduação, vinculados aos programas de pós-graduação em Ciências Farmacêuticas, em Ciências Biológicas e em Assistência Farmacêutica, atuam na elaboração de conteúdos técnicos especializados e na edição técnica do material produzido. Enquanto os discentes dos cursos de graduação, como Farmácia, Biologia, Biomedicina, Medicina, Química, Nutrição, Enfermagem, além de outras áreas, como Educação e Geografia, contribuem com temas interdisciplinares e conteúdo de divulgação científica.
A gerência de edição do projeto Fale com a UNIFAL está sob a responsabilidade de dois estudantes da FAMED: Kadja Emanuelle Monteiro Lima Machado e Rafael da Silva Clemente, além disso, 10 alunos atuam na elaboração de perguntas e respostas (gravações) e oito na edição dos áudios.
A Rádio Federal é a principal parceira na transmissão dos áudios, conectando o projeto com ouvintes de Alfenas e região, bem como de todo o Brasil e do mundo, por meio da transmissão online. A coordenação dos trabalhos da Rádio Federal está a cargo do professor Eduardo Tonon de Almeida, do Instituto de Química da UNIFAL-MG.
Ao comentar o sucesso do projeto, Pedro Rosalen reforça o compromisso com a ciência, a educação e a sociedade. “Seguimos motivados para continuar esta jornada, com a certeza de que novos temas, desafios e conquistas nos levarão ainda mais longe, fortalecendo cada vez mais o elo entre a universidade e a sociedade”, enfatiza. “Parabéns a todos que acreditaram neste projeto e que, juntos, transformaram esta ideia em uma realização extraordinária. Que venham muito mais histórias e impactos transformadores”, conclui.
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As ações podem ser acompanhadas também pelo o hub digital de links: https://linktr.ee/vozdaciencia