Jornal UNIFAL-MG abre chamada para publicação de resenhas na coluna ‘Literatura pelas Bordas’ durante o Mês da Consciência Negra

Imagem ilustrativa. (Foto: Banco de imagens)

Em novembro, celebra-se o Mês da Consciência Negra, período dedicado à valorização da memória, da cultura e das contribuições da população negra para a formação da sociedade brasileira. Para marcar essa data, o Jornal UNIFAL-MG lança uma chamada para a publicação de resenhas literárias na coluna Literatura pelas Bordas, cuja submissão deverá ocorrer durante este mês de outubro.

A proposta é reunir e divulgar resenhas de obras de autoras e autores negros não canônicos, ou seja, que não costumam aparecer na lista de escritores consagrados que ocupam lugar de prestígio na literatura tradicional, mas que produzem narrativas fundamentais para ampliar as vozes e referências na crítica literária contemporânea.

Como participar

A chamada é aberta a toda a comunidade acadêmica e ao público interessado. As propostas devem ser enviadas por e-mail ao professor Ítalo Oscar Riccardi León, do curso de Letras, que encaminhará os textos à curadoria de professores para seleção: italo.leon@unifal-mg.edu.br.

  • Período de submissão das resenhas: 03 a 30/10/2025
  • Publicação das resenhas: 03 a 28/11/2025

Critérios editoriais

As resenhas a serem submetidas devem seguir o modelo técnico editorial do Jornal UNIFAL-MG, que orienta o número de caracteres, estrutura e outras informações necessárias para divulgação. Acesse aqui o modelo com os critérios.

Com essa iniciativa, a coluna Literatura pelas Bordas reforça seu papel de abrir espaço a leituras plurais, a fim de dar visibilidade a autores e obras que desafiam fronteiras estabelecidas e convidam o público a conhecer outros caminhos de interpretação e criação literária.

Conheça a coluna literária, acessando aqui

Participe do Jornal UNIFAL-MG!

Você tem uma ideia de pauta ou gostaria de ver uma matéria publicada? Contribua para a construção do nosso jornal enviando sugestões ou pedidos de publicação. Seja você estudante, professor, técnico ou membro da comunidade, sua voz é essencial para ampliarmos o alcance e a diversidade de temas abordados.

LEIA TAMBÉM