Parque Tecnológico de Poços de Caldas é reconhecido pelo Governo de Minas; professor Leonardo Damasceno destaca parceria da UNIFAL-MG em entrevista às TVs locais

Atualizado em 11/02/2026 14:06

O Parque Tecnológico Cidade da Inovação, em Poços de Caldas, foi reconhecido pelo governo de Minas como o 11º parque tecnológico do estado. Como uma das instituições parceiras da iniciativa, a UNIFAL-MG marcou presença na solenidade realizada no Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), no campus Poços de Caldas, no dia 3 de fevereiro.

Em entrevista para os veículos de comunicação locais – TV Plan e TV Poços, o diretor do campus Poços de Caldas da UNIFAL-MG, o professor Leonardo Damasceno, destacou a oportunidade das duas instituições federais de ensino e pesquisa – IFSULDEMINAS e UNIFAL-MG – atuarem juntas para atender as demandas da prefeitura e das empresas de Poços de Caldas.

“Normalmente as pesquisas são feitas de forma isolada e, nesse caso, não. O Parque Tecnológico vai pegar o melhor de cada instituição para atender demandas locais e regionais aqui e colocar tudo à disposição dos interessados”, disse.

O Parque Tecnológico Cidade da Inovação foi inaugurado em 2024 com a proposta de alinhar o potencial econômico, acadêmico e industrial do Sul de Minas ao fortalecimento do setor produtivo. Considerado um dos principais marcos em ciência, tecnologia e inovação da região, o espaço conta com mais de 50 mil m² de área, doada pela Prefeitura Municipal, e aproximadamente 400 m² de área construída.

Sediado no campus Poços de Caldas do IFSULDEMINAS, o ambiente oferece coworking, espaço maker, estúdio de gravação e laboratórios multiusuários. O espaço cria condições para a incubação e aceleração de startups, instalação de empresas residentes e para o desenvolvimento de projetos cooperados entre academia e setor produtivo.

Confira a reportagem completa no canal da TV Plan ou no canal da TV Poços

Participe do Jornal UNIFAL-MG!

Você tem uma ideia de pauta ou gostaria de ver uma matéria publicada? Contribua para a construção do nosso jornal enviando sugestões ou pedidos de publicação. Seja você estudante, professor, técnico ou membro da comunidade, sua voz é essencial para ampliarmos o alcance e a diversidade de temas abordados.

LEIA TAMBÉM