Visando aprimorar as práticas docentes e o engajamento estudantil, o Projeto Local de Formação Pedagógica (PLDoc) do campus Poços de Caldas da UNIFAL-MG realizou, no dia 27/06, a oficina “Feedback Literacy”. A atividade, parte integrante do Projeto PraticAtiva: Ensino e Aprendizagem Ativos, foi conduzida pelo professor da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Dener Silva, e proporcionou um espaço para a troca de conhecimentos entre os participantes.
Conforme a pedagoga Amanda Rezende Costa Xavier, da Assessoria Pedagógica e responsável pela organização do PLDoc, a oficina teve como principal objetivo explorar conceitos e práticas sobre metodologias ativas de ensino e de aprendizagem na educação superior. O foco foi a “Feedback Literacy”, ou competência em feedback, que é a habilidade de compreender, interpretar e usar o feedback de forma construtiva, integrando dimensões cognitivas e emocionais. “Vai além de receber comentários: envolve saber buscá-los, avaliá-los criticamente, lidar com as emoções envolvidas e aplicá-los para melhorar a aprendizagem”, explicou Amanda.

O professor Dener Silva, que possui experiência em Psicologia Escolar/Educacional e pós-doutorado na área de feedback no Ensino Superior, guiou a discussão sobre estratégias para promover essa competência em contextos educacionais. Para Amanda Xavier, desenvolver essa habilidade nos estudantes fortalece o protagonismo, a autorregulação e o pensamento crítico. Já para os docentes, a pedagoga enfatiza que ela “amplia a qualidade das devolutivas, a eficácia no ensino e o diálogo pedagógico.”
Amanda ressaltou o motivo da escolha desse tema para a formação: “Atualmente, os professores enfrentam muitos desafios face à promoção de engajamento dos estudantes no processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, potencializar os modos de intervenção pedagógica e comunicação com os estudantes pode favorecer o protagonismo deles e sua autorresponsabilidade com sua própria aprendizagem.”
A atividade foi desenvolvida em formato de oficina, permitindo uma maior interação entre os participantes. A organização informou que foram disponibilizadas poucas vagas, e a formação contou com a participação de dez professores do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT). “Houve muita troca de experiências entre os docentes participantes e o professor mediador”, concluiu Amanda, destacando o sucesso da dinâmica.
O PLDoc Poços de Caldas integra o Programa Institucional de Desenvolvimento Profissional e Formação Pedagógica Docente (Prodoc) e tem promovido diversas ações. Para mais detalhes sobre o Prodoc e suas próximas atividades, clique aqui.
(Fotos: arquivo Amanda Rezende)