No dia 24/09, o Portal O Alfenense veiculou uma matéria sobre a Distrofia Muscular de Duchenne. Na ocasião, o professor Angel Mauricio Castro Gamero, do Instituto de Ciências da Natureza da UNIFAL-MG, explicou os principais fatores característicos da doença.
Segundo o docente, meninos com distrofia muscular de Duchenne caem com frequência, o que costuma causar fraturas nos braços e pernas. “Eles andam de maneira oscilante, frequentemente andam nas pontas dos pés e têm dificuldade para se levantar do chão”, afirmou.
Ainda de acordo com o geneticista, essa síndrome é uma doença degenerativa incapacitante, causada principalmente pela perda muscular de tipo esquelético. “Esta distrofia é causada por uma mutação que afeta, principalmente, o cromossomo X e, como os meninos têm apenas um cromossomo X e um Y, a mutação torna a condição muito mais grave. Essa doença genética não tem cura; no entanto, os tratamentos atuais melhoram consideravelmente a qualidade de vida desses pacientes”, completou.
Confira a matéria na íntegra pelo link: https://www.oalfenense.com.br/noticia/81524/geneticista-da-unifal-mg-explica-sobre-a-distrofia-muscular-de-duchenne
*Igor Giugliano é estagiário da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG.