O professor da Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG, Denis da Silva Moreira, participou do IV Simpósio Internacional de Enfermagem em Adições e do I Congresso Paulista de Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiátrica, realizados de 19 a 21 de março de 2025, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. O evento, que teve como tema central “Enfermagem psiquiátrica e saúde mental e em adições: tecnologia de cuidado, ensino e pesquisa no mundo pós-pandemia”, contou com a presença de pesquisadores, estudantes e profissionais da área da saúde, nacionais e internacionais.

Durante o simpósio, o professor Denis apresentou o trabalho “Uso excessivo de telas na ocorrência de autolesão e comportamento suicida em adolescentes na pandemia de COVID-19: revisão integrativa”, desenvolvido em parceria com Mariane Inaraí Alves, Sérgio Alves Dias Junior, Thais Martins, Adriana Olimpia Barbosa Felipe e Patrícia Scotini Freitas. A apresentação ocorreu na modalidade oral, no simpósio “Desafios Contemporâneos em Saúde Mental”, e gerou grande repercussão e discussões intensas entre os presentes. A temática, que abordava os impactos digitais na saúde mental dos jovens, foi de particular interesse para os participantes, que não hesitaram em levantar questões sobre o estudo.
O docente salientou a importância de eventos como este para a área de saúde mental, afirmando que “são fundamentais para fortalecer a rede de profissionais dedicados à saúde mental, promover a atualização científica e incentivar a implementação de tecnologias de cuidado que atendam às necessidades emergentes de nossa sociedade”. Além de sua apresentação, o evento ofereceu uma rica programação, com palestras de especialistas renomados, como o Prof. Carlos Alberto dos Santos Treichel da USP, a Profa. Rosana Teresa Onocko Campos da UNICAMP, e a Profa. Tamar Rodney da Johns Hopkins University.

O simpósio proporcionou ainda ao professor Denis a oportunidade de reencontrar alunos egressos da UNIFAL-MG que estão atualmente em lugares de destaque nas suas carreiras, como Melissa Santos Nassif, atuando em um CAPS Ad em Mogi Guaçu; Thiago Suzano, enfermeiro responsável técnico de seis Serviços Residenciais Terapêuticos em Santo André – SP; e Ana Cristina Gonçalves Ferreira, que está em residência na USP.