Em sessão solene na Câmara Municipal de Alfenas/MG, professora da UNIFAL-MG recebe título de Cidadã Honorária do município

A professora Ana Cristina Abreu recebe o título de Cidadã Honorária do município de Alfenas/MG durante sessão solene na Câmara Municipal. (Fotos: arquivo pessoal)

A professora Ana Cristina Gonçalves de Abreu Souza do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da UNIFAL-MG, recebeu o titulo de Cidadã Honorária do município de Alfenas/MG em sessão solene na Câmara Municipal. A cerimônia reconheceu a trajetória de 18 anos da professora pelos seus serviços prestados à área da educação e sua significativa contribuição para o fortalecimento da formação docente, da pesquisa e da promoção da educação pública de qualidade.

Ana Abreu foi concedida por meio do Decreto Legislativo nº 40/2025, de autoria do vereador Márcio Fernando Costa (Dunga), e promulgada pelo presidente da Câmara, Matheus Paccini Pereira, em 27/10.

A docente coordena o curso de pós-graduação Lato Sensu em Teorias e Práticas em Educação e o grupo de pesquisa FORMATIO – Processos na Formação e Profissionalidade Docente da UNIFAL-MG, além de representar a Instituição na Rede Mineira de Formação Continuada de Professores.

Em seu discurso, Ana Abreu lembrou sua trajetória marcada pela dedicação à educação pública e pela crença no poder transformador do ensino. Natural de Barra do Piraí/MG, a professora relembrou sua vinda para Alfenas/MG em 2007, quando participou do concurso da UNIFAL-MG, e ressaltou a importância das políticas públicas que ampliaram o acesso à educação superior, como o programa Reuni, responsável pela expansão das universidades federais.

Ana Abreu também destacou o papel da Universidade e dos alunos em sua trajetória. “O maior motor para mim na educação, chama-se meus alunos e minhas alunas, pessoas que me movem, que me transformam, que me ajudam a seguir com esperança para as mudanças necessárias”, evidencia.

Estavam presentes na ocasião o reitor da UNIFAL-MG, Sandro Amadeu Cerveira, além de docentes e discentes da Universidade, familiares da homenageada e representantes das secretarias municipais. “O vento que me trouxe foi um vento de política pública e, por isso, eu estou aqui”, finaliza Ana Abreu.

Confira as fotos da cerimônia:

Participe do Jornal UNIFAL-MG!

Você tem uma ideia de pauta ou gostaria de ver uma matéria publicada? Contribua para a construção do nosso jornal enviando sugestões ou pedidos de publicação. Seja você estudante, professor, técnico ou membro da comunidade, sua voz é essencial para ampliarmos o alcance e a diversidade de temas abordados.

LEIA TAMBÉM