A UNIFAL-MG terá dois representantes na terceira edição da International School – “Cursos de Verano en AGH Universidad de Cracovia”, iniciativa que reúne acadêmicos da América Latina e Caribe em experiências intensivas de formação técnica e cultural. As informações foram repassadas pela professora do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) e orientadora de um dos estudantes selecionados, Melina Savioli Lopes.
O programa, realizado pela AGH University of Krakow (Polônia) em parceria com universidades latino‑americanas, inclui cursos híbridos e imersão cultural. Para participar, estudantes de diversos cursos da UNIFAL‑MG se inscreveram em um processo seletivo interno, que avaliou perfil acadêmico e entrevista em inglês. Os candidatos aprovados passaram por uma segunda avaliação diretamente pela universidade polonesa. Os selecionados são:
-
Nathália Pereira, biomédica e mestranda do Programa de Pós‑Graduação em Engenharia Química (PPGEQ/UNIFAL‑MG). Ela desenvolve pesquisas em biocatálise voltada a processos industriais mais sustentáveis e é orientada pela professora Grazielle Santos Silva Andrade.
-
Gabriel Cubi, engenheiro de minas e mestrando do PPGEQ/UNIFAL‑MG, focado em impactos socioambientais de áreas pós‑mineração. Sua orientadora é a professora Melina Savioli Lopes.
Ambos integram o LARS Bio – Laboratório de Pesquisa em Aproveitamento de Resíduos, Subprodutos e Biomassa e foram aprovados para a edição 2026 do programa, que será realizada de fevereiro a julho do próximo ano.
Programação acadêmica e cultural
Conforme descrito pela professora Melina, a agenda da terceira edição da International School é intensa e distribuída em etapas. Entre 2 de fevereiro e 20 de março de 2026, os participantes cursarão on‑line o módulo Elements of Technical English. A partir de 23 de março até 3 de julho de 2026, serão oferecidos dois cursos híbridos de 60 horas cada: “Catalysis, Catalysts, Methods of Their Characterization and Possibilities of Application”, para Nathália, e “Environmental Sociology and Social Problems on the Post‑mining Areas”, para Gabriel. Haverá ainda 45 horas adicionais de atividades virtuais ao longo desse período.
“A etapa presencial será realizada na AGH University of Krakow, em Cracóvia, com chegada prevista para 18 e 19 de junho. Nos dias 20 e 21 de junho, os participantes viajarão para Zakopane em uma atividade de integração cultural. De 22 de junho a 3 de julho, os estudantes terão 15 horas de aprendizado presencial em laboratórios e salas de aula da universidade polonesa. O retorno ao Brasil está programado para 4 de julho de 2026”, informou a docente do campus Poços de Caldas.

Nathália Pereira vê a oportunidade como decisiva para sua carreira: “Sou movida por desafios e acredito que essa oportunidade representa um marco na minha trajetória acadêmica, profissional e pessoal. Poder participar de um programa internacional em uma universidade tão renomada como a AGH University de Cracóvia será, sem dúvida, transformador. Além de fortalecer minha pesquisa em biocatálise — voltada a processos industriais mais sustentáveis —, vivenciar outra cultura e trocar experiências com estudantes de diversos países ampliará minha visão de mundo e me permitirá trazer novos conhecimentos e perspectivas para a UNIFAL-MG e para o Brasil.”
Gabriel Cubi também ressalta a importância da experiência: “Será uma oportunidade única de fortalecer redes de colaboração científica, aprender em um ambiente multicultural e trazer essa experiência de volta para a comunidade acadêmica da UNIFAL‑MG. Além disso, será a minha primeira vivência internacional, o que torna o desafio ainda mais especial.”

Para a professora Melina, responsável pela orientação de Gabriel, a participação dos estudantes reforça o compromisso da UNIFAL‑MG com a internacionalização e a formação de alto nível: “A participação de alunos da UNIFAL‑MG reforça o papel da universidade na internacionalização e demonstra a qualidade da formação oferecida. Iniciativas como essa ampliam redes de colaboração científica, fortalecem a troca de conhecimento entre países da América Latina e Europa e incentivam uma visão de pesquisa comprometida com a inovação e a sustentabilidade.”
A professora Grazielle Santos Silva Andrade, orientadora de Nathália, complementa: “É uma grande satisfação ver nossos alunos alcançando espaços internacionais de destaque, como a AGH University, na Polônia. Essa conquista demonstra a qualidade da formação do Programa de Pós‑Graduação em Engenharia Química da UNIFAL‑MG e reforça nosso compromisso com a internacionalização e com a pesquisa voltada para desafios globais. Tenho certeza de que Nathália e Gabriel retornarão com experiências que enriquecerão não apenas suas trajetórias, mas também toda a nossa comunidade acadêmica.”
De acordo com as orientadoras, o diferencial do programa destaca‑se pela abordagem interdisciplinar. Os cursos abrangem desde tecnologias de catálise e caracterização de catalisadores até sociologia ambiental e problemas sociais em regiões pós‑mineração. “As atividades são planejadas para contextualizar ciência, tecnologia e sociedade. Para Nathália, o curso em biocatálise deverá ampliar ferramentas para processos industriais mais sustentáveis; já Gabriel mergulhará nas discussões sobre impactos socioambientais da mineração, ampliando a compreensão de problemas sociais e ambientais relacionados ao setor mineral”, finaliza a professora Melina.