Projeto +Ciência fomenta a cultura de divulgação científica na UNIFAL-MG

Iniciativa financiada pela FAPEMIG visa conectar a produção científica da Universidade à imprensa e ao público em geral
Fotomontagem ilustrativa. (Canva Education)

Para ampliar a divulgação da produção científica desenvolvida pela comunidade universitária, a UNIFAL-MG lançou o projeto +Ciência. O objetivo da proposta é transformar a maneira como as pesquisas realizadas na UNIFAL-MG são compartilhadas com a sociedade.

O projeto foi aprovado em chamada do Programa Comunicação Pública da Ciência e da Tecnologia da FAPEMIG, que visa apoiar as ações de divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Inovação das instituições científicas do estado. O jornalista e produtor cultural Ivanei Salgado, atual diretor de Comunicação Social da Instituição, está à frente da proposta, que conta com o apoio de uma equipe multidisciplinar formada por servidores técnico-administrativos e professores, além de colaboradores e discentes bolsistas. A execução do projeto dispõe da infraestrutura de equipamentos da Diretoria de Comunicação Social (Dicom).

Ivanei Salgado – atual diretor de Comunicação Social da Instituição é quem coordena o projeto. (Foto: Arquivo/Dicom)

“O projeto +Ciência foi concebido com o propósito de criar uma cultura institucional de divulgação científica, que vá além das publicações entre pares e divulgação na academia”, explica Ivanei Salgado. “Queremos que as descobertas e inovações feitas aqui sejam acessíveis ao público em geral, e não apenas restritas a periódicos científicos e eventos acadêmicos”, enfatiza.

Entre as ações previstas está a apuração de pesquisas e produção de textos para serem publicados em um portal específico, já desenvolvido pela equipe da Dicom. “Nossa primeira ação foi entrar em contato com os programas de pós-graduação para mapear as possíveis pesquisas que possam ser trabalhadas pelos nossos bolsistas”, conta Ivanei Salgado.

Dois bolsistas selecionados já passaram por treinamento específico para apuração de informações sobre as pesquisas e produção de resumos em linguagem acessível. Segundo o coordenador do projeto, o cronograma de atividades inclui também a capacitação dos próprios pesquisadores por meio de um evento ainda a ser realizado.

“A ideia é que os pesquisadores se sintam preparados para compartilhar seus resultados de forma clara e atraente”, destaca. “Isso também inclui estarmos mais preparados para o contato com a imprensa, tornando o diálogo com os jornalistas mais fluido e eficaz”, acrescenta.

“Estou certa de que participar do projeto +Ciência me trará tanto benefícios acadêmicos quanto relacionados ao aprimoramento de habilidades pessoais”, reforça a bolsista Vitoria Geraldine. (Foto: Arquivo Pessoal)

Vitoria Gabriele Souza Geraldine é estudante do curso de Medicina da UNIFAL-MG e bolsista do projeto. Ao comentar a experiência ela ressalta ser uma oportunidade de aprendizado. “Além de possibilitar que atuemos na difusão e divulgação do conhecimento científico, por meio de uma linguagem clara e acessível à população em geral, o projeto +Ciência nos permite aprimorarmos as nossas habilidades de escrita, por intermédio do apoio de profissionais especialistas”, enfatiza.

“Estou certa de que participar do projeto +Ciência me trará tanto benefícios acadêmicos quanto relacionados ao aprimoramento de habilidades pessoais”, reforça.

Assim como Vitoria Geraldine, também Rafael Martins da Silva Afeto, acadêmico do curso de Ciências Biológicas (Bacharelado) e bolsista, acredita que a participação no projeto tem contribuído para ampliar a sua compreensão sobre como divulgar o conhecimento científico.

O bolsista Rafael Afeto afirma: “Ciência não é só fazer experimentos e analisar dados, mas também mostrar para as pessoas o que fazemos e é isso o que mais me encanta em estar fazendo parte deste projeto.” (Foto: Arquivo Pessoal)

“Participar do projeto +Ciência está sendo uma experiência desafiadora e única, afinal, a escrita acadêmica é completamente diferente e nada inclusiva”, diz. “Quando eu leio estudos de diversas áreas e traduzo para uma linguagem mais acessível, eu sinto que estou fazendo a diferença”, destaca. 

Rafael Afeto continua: “Ciência não é só fazer experimentos e analisar dados, mas também mostrar para as pessoas o que fazemos e é isso o que mais me encanta em estar fazendo parte deste projeto.”

Além da produção dos textos para o portal +Ciência, o projeto prevê também a produção de boletins impressos para serem distribuídos em locais de grande circulação, como escolas, consultórios e instituições públicas das cidades de Alfenas, Poços de Caldas e Varginha.

A produção de podcasts sobre ciência e tecnologia também está no planejamento da equipe. “Pretendemos veicular esses podcasts por meio da Rádio Federal FM, com a qual temos parceria, e pelas redes sociais, com tradução em Libras”, diz Ivanei Salgado. “Queremos alcançar diferentes públicos e ampliar o alcance das pesquisas de maneira acessível e inclusiva.”

Impacto Esperado

De acordo com o coordenador, além dos objetivos a curto prazo, a proposta do +Ciência é fomentar a cultura institucional de divulgação científica na UNIFAL-MG, por meio da interação com pesquisadores, imprensa e sociedade. “O +Ciência deve articular programas e projetos isolados de divulgação científica que já existem na Universidade para promover uma iniciativa mais ampla e coordenada de popularização da ciência”, pontua. 

“Nosso projeto é o primeiro passo para uma mudança cultural, que valorize a comunicação científica e permita que ela faça parte da rotina da UNIFAL-MG”, conclui o coordenador da proposta.

As notícias sobre pesquisas elaboradas pela equipe do projeto estarão no portal +Ciência e também em evidência no Jornal UNIFAL-MG, que manterá uma editoria específica para o projeto. Como parte da rotina de comunicação, os textos serão encaminhados para a imprensa e divulgados nos demais canais de comunicação vinculados ao projeto.

Saiba mais sobre o +Ciência

LEIA TAMBÉM