No dia 28/10, o EPTV 1 publicou uma reportagem sobre a aprovação de uma nova política de enfrentamento e combate a abusos na UNIFAL-MG. Na ocasião, o professor Sandro Amadeu Cerveira, reitor da Universidade, comentou as ações previstas junto à nova política adotada pela Instituição.
Segundo o reitor, a política recém aprovada se soma a outros documentos e regras já implementados na Instituição, definindo os parâmetros sobre o que caracteriza abusos na UNIFAL-MG. “As regras existentes levaram à exoneração de um servidor. Justamente com o objetivo de prevenir, com foco nas vítimas, por meio de trabalhos educativos e formativos realizados este ano e nos anos anteriores, preparamos os docentes e servidores sobre a caracterização e prevenção das práticas abusivas na universidade”, afirmou.
Ainda de acordo com o professor, um ponto importante aprovado na política adotada foi a exigência de um curso de formação sobre a definição do que é assédio moral e sexual, obrigatoriamente a cada dois anos para a progressão de carreira, tanto dos servidores técnico-administrativos quanto dos docentes. “O assédio leva à depressão, baixo rendimento acadêmico e evasão, entre outras coisas, marcando a vítima, às vezes, por anos e, muitas vezes, por toda a vida”, completou.
Confira a reportagem completa no link: https://globoplay.globo.com/v/13050160/?s=0s
*Igor Giugliano é estagiário da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG.