Trabalhos científicos da UNIFAL-MG conquistam reconhecimento e prêmio durante o 2º maior congresso de Geriatria e Gerontologia do mundo

Participação da Universidade rende premiação de melhor trabalho e dois projetos entre os 20 melhores do evento
Registro do momento da premiação de Tábatta Renata Pereira de Brito - professora da Faculdade de Nutrição, autora do trabalho premiado e uma das orientadoras dos demais projetos reconhecidos. (Foto: Arquivo/Tábatta Brito)

Trabalhos desenvolvidos por pesquisadores dos programas de pós-graduação em Nutrição e Longevidade (PPGNL) e Enfermagem (PPGENF) da UNIFAL-MG conquistaram reconhecimento nacional durante a 24ª edição do Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia (CBGG 2025), que aconteceu de 3 a 5 de abril no Minascentro, em Belo Horizonte. Promovido pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), o evento recebeu mais de 4 mil participantes e 1.600 trabalhos científicos, dos quais três da Universidade foram selecionados, incluindo um premiado como o melhor trabalho do congresso.

Equipe da UNIFAL-MG com colegas da área durante o evento. (Foto: Arquivo/Tábatta Brito)

Conforme a professora Tábatta Renata Pereira de Brito, da Faculdade de Nutrição, que orientou os trabalhos reconhecidos e desenvolveu o estudo premiado, a participação da UNIFAL-MG no CBGG 2025 foi marcada pelo alto nível das pesquisas apresentadas, o que orgulha todo o grupo da Instituição.

“Ter três trabalhos da UNIFAL-MG selecionados dentre os 1.600 enviados para o CBGG 2025, sendo que um deles recebeu o prêmio de melhor trabalho, é motivo de orgulho e muita alegria”, afirma. “Estivemos entre os pesquisadores mais renomados do país e nos destacamos com os trabalhos apresentados”, reforça.

O estudo intitulado Participação social e alimentação saudável: dados da coorte do Estudo Longitudinal de Saúde dos Idosos Brasileiros, desenvolvido pelas mestrandas Lilian Miranda Belineli (Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) e Belisa Eduarda Crabbis (Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Longevidade), sob orientação das professoras Tábatta Brito e Daniela Braga Lima (Faculdade de Nutrição), foi um dos trabalhos reconhecidos entre os 20 melhores (Top 20) durante o congresso.

A comunidade científica do evento também reconheceu entre os 20 melhores o estudo Estado nutricional e insuficiência vitamínica associados ao risco aumentado de quedas em pessoas idosas da comunidade, do mestrando Thalles Andrade Marques Pereira (Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Longevidade), também orientado pelas docentes Tábatta Brito e Daniela Lima.

O destaque principal foi o trabalho premiado em 1º lugar: Trajetórias do tamanho da rede social em 16 anos de seguimento do Estudo Longitudinal Inglês do Envelhecimento: diferenças de sexo e impactos da vida conjugal e multimorbidade, de autoria da professora Tábatta Brito. “Esse trabalho é resultado da pesquisa desenvolvida durante o meu estágio de pós-doutorado na University College London”, conta a autora.

Segundo a docente, o congresso é o maior evento de Geriatria e Gerontologia do Brasil e o segundo maior do mundo, e a participação de pesquisadores da Universidade representa não apenas um reconhecimento acadêmico, mas também um estímulo para o fortalecimento das pesquisas voltadas à melhoria da qualidade de vida da população idosa.

“Nessa edição de 2025, o tema abordado foi ‘Envelhecimento e Tecnologia: uma parceria entre gerações’. Em um cenário onde está em ascensão o número de pessoas acima dos 60 anos; as tecnologias e o envelhecimento precisam estar associados. O CBGG 2025 foi um espaço de discussão e troca de conhecimentos sobre as últimas tendências em envelhecimento e tecnologia, além de todos os demais grandes temas na área de Geriatria e Gerontologia”, explica.

Para a pesquisadora, a premiação recebida evidencia a relevância científica e social das pesquisas desenvolvidas na Instituição. “Esse reconhecimento nos inspira e impulsiona a continuarmos realizando nosso trabalho com competência e seriedade”, finaliza.

Conheça o Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Longevidade e o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UNIFAL-MG

Acesse também a página do Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia (CBGG 2025)

Participe do Jornal UNIFAL-MG!

Você tem uma ideia de pauta ou gostaria de ver uma matéria publicada? Contribua para a construção do nosso jornal enviando sugestões ou pedidos de publicação. Seja você estudante, professor, técnico ou membro da comunidade, sua voz é essencial para ampliarmos o alcance e a diversidade de temas abordados.

LEIA TAMBÉM