UNIFAL-MG celebra 111 anos de história e tradição institucional neste 3 de abril

Datas simbólicas traduzem a essência institucional da Universidade Federal de Alfenas em 2025: 111 anos de história institucional, 65 anos de ensino público e 20 anos como universidade federal

Neste dia 3 de abril, a comunidade universitária da UNIFAL-MG comemora os 111 anos de fundação da Instituição. É uma data histórica, que junto a duas outras datas simbólicas marcam e traduzem a essência institucional da Universidade Federal de Alfenas: são 111 anos de tradição na formação de profissionais e produção de conhecimento, 65 anos de ensino público gratuito e 20 anos de transformação como universidade federal.

A história da UNIFAL-MG começou em 1914, com a fundação da Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas, a EFOA. Já em 1960, a Instituição foi federalizada, passando a ser mantida pela União. Mas foi em 2005, com a transformação em universidade federal multicampi, que a UNIFAL-MG iniciou uma nova fase de expansão acadêmica e científica, assumindo o papel de protagonista no cenário da educação superior pública no Brasil.

Para o reitor, o professor Sandro Amadeu Cerveira, muito mais que números, essas marcas representam o compromisso da UNIFAL-MG com a educação de qualidade, com a inclusão social e com o desenvolvimento regional e nacional. “Estamos comemorando 111 anos de história como instituição, 65 anos de ensino público, e também completamos 20 anos como uma universidade federal gratuita, de qualidade, inclusiva e socialmente referenciada, por isso queremos agradecer muito a todas e todos que construíram essa longa caminhada até chegarmos aqui”, comenta.

O reitor salienta que a existência e a atuação institucional há mais de cem anos na  formação de profissionais e produção de conhecimento reforçam a solidez e a relevância da Universidade, uma vez que honra sua tradição, mas olha para o futuro com ousadia e compromisso social. “Sentimos alegria de contribuir e continuar caminhando juntos para uma sociedade mais justa, mais livre, mais solidária, com ensino de muita qualidade, pesquisa soberana e também com a extensão, que garante a inclusão e a inovação”, enfatiza.

Uma trajetória de expansão e impacto social

Com a transformação em universidade federal, a UNIFAL-MG ampliou de forma expressiva sua atuação: tornou-se uma instituição multicampi com presença não somente em Alfenas, mas expandindo também para Poços de Caldas e Varginha. Hoje, são 35 cursos de graduação presenciais, além de programas de pós-graduação stricto e lato sensu, projetos de extensão e linhas de pesquisa que impactam diretamente a sociedade.

A interiorização do ensino superior e a diversificação das áreas do conhecimento foram pilares dessa transformação. Ao longo dessas duas décadas como universidade federal, a UNIFAL-MG formou milhares de profissionais, fomentou a produção científica e tecnológica, estimulou parcerias com municípios e organizações e contribuiu para a inclusão de estudantes oriundos das mais diversas regiões do país — com destaque para os estados de Minas Gerais e São Paulo.

Hoje, a Universidade conta com mais de 7.000 estudantes matriculados, sendo quase 50% de fora de Minas Gerais. Também mantém programas de bolsas, assistência estudantil, políticas de cotas e ações afirmativas que favorecem o ingresso e a permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Para celebrar seus 111 anos de história, a Universidade promove neste dia 3 de abril, o momento cívico com hasteamento das bandeiras, reunião solene do Conselho Universitário (Consuni), lançamento oficial do livro “UNIFAL-MG: 110 anos de Educação de Qualidade” e roda de conversa “Gerações” do Projeto Memória, com egressos e discentes dos cursos Farmácia e Odontologia, os primeiros cursos de graduação da Instituição. Parte do evento pode ser acompanhado pelo canal da UNIFAL-MG no YouTube.

(Fotos: Arquivo/Dicom)

Participe do Jornal UNIFAL-MG!

Você tem uma ideia de pauta ou gostaria de ver uma matéria publicada? Contribua para a construção do nosso jornal enviando sugestões ou pedidos de publicação. Seja você estudante, professor, técnico ou membro da comunidade, sua voz é essencial para ampliarmos o alcance e a diversidade de temas abordados.

LEIA TAMBÉM