A UNIFAL-MG celebrou duas cerimônias de colação de grau no dia 20 de fevereiro, no Alfenas Tênis Clube. Os eventos marcaram a conquista dos formandos dos cursos de Biomedicina, Biotecnologia, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Geografia, Letras – Línguas Estrangeiras, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Química do campus Sede.
Primeira Solenidade
Às 10h da manhã, a cerimônia foi dedicada aos formandos dos cursos de Biomedicina, Biotecnologia, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Geografia e Letras – Línguas Estrangeiras.
A mesa de honra foi composta pelo vice-reitor, o professor Alessandro Antônio Costa Pereira; pela coordenadora do curso de Biomedicina, a professora Estela Regina de Oliveira; pelo coordenador do curso de Biotecnologia, o professor Marcos Vinicios Salles Dias; pela coordenadora do curso de Ciência da Computação, a professora Mariane Moreira de Souza; pela coordenadora do curso de Ciências Biológicas, a professora Marília Gabriela Alves Goulart Pereira; pelo coordenador do curso de Ciências Sociais, o professor Carlos Tadeu Siepierski; pelo coordenador do curso de Geografia, o professor Marcelo de Oliveira Latuf; e pela coordenadora do curso de Letras – Línguas Estrangeiras, a professora Juliana Pimenta Attie.
O juramento solene foi conduzido por Beatriz Vitorino de Almeida, formanda do curso de Ciências Biológicas. Em seguida, o professor Alessandro Costa Pereira entregou o capelo a Giulia Dias Miguel, formanda em Biomedicina, que representou seus outros colegas.

“Hoje não é o fim, mas um novo começo. Levamos conosco não apenas diplomas, mas sonhos, metas e a certeza de que estamos preparados para contribuir com o mundo. Que possamos seguir em frente com coragem, ética e a vontade de fazer a diferença”, proferiu em seu discurso o orador Luca Ferro Oliveira, do curso de Biomedicina, destacando a importância de seguir com determinação e propósito.
Já o professor Marcelo Latuf expressou seu desejo de que os formandos expandam seus horizontes e permitam que o tempo e as circunstâncias os conduzam a novas experiências e oportunidades. “Desejo sucesso profissional, que vocês não se prendam ao local em que nasceram ou ao local em que estão. Deixe o tempo levar vocês para todos os locais em direção”, afirmou.
Segunda Solenidade
Às 15h, foi a vez dos formandos dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Química celebrarem sua conquista. A mesa de honra foi composta pelos coordenadores de cada curso, a professora Andreia Cristina Barbosa Costa, do curso de Enfermagem; a professora Angélica Rosa Faria, do curso de Farmácia; o professor Marcelo Silva, do curso de Fisioterapia; a professora Eliane Garcia Rezende, do curso de Nutrição; e professora Mariane Gonçalves Santos, do curso de Química, além do vice-reitor Alessandro Costa Pereira.
O juramento solene foi realizado pela formanda Maria Eduarda Marques Lorenzato Ramos, do curso de Farmácia, que, ao lado de seus colegas, reafirmou seu compromisso com a ética profissional e a responsabilidade social. Representando os outros colegas, Ivan Assunção Murad Ramos, do curso de Química, recebeu o capelo das mãos do vice-reitor.

O orador Luckerman Duarte Gonçalves Botelho destacou em seu discurso a importância do aprendizado contínuo. “Com o diploma em mãos, sabemos que o verdadeiro aprendizado vai além da sala de aula. A trajetória que trilhamos durante esses anos prepara para o mundo que nos aguarda, com seus desafios e oportunidades. Estamos prontos para enfrentar o que vem pela frente, confiantes de que temos as ferramentas necessárias para fazer a diferença”, declarou.
O professor Marcelo Silva, por sua vez, reforçou o impacto humano e social do conhecimento, ressaltando o papel de cada um na construção de um mundo mais justo. “Cada pesquisa desenvolvida, cada trabalho realizado, vocês estão no movimento de um mundo mais saudável, de um mundo mais humano, mais justo”, destacou.
Um dia de conquista para todos

Em ambas as solenidades, Alessandro Costa Pereira, enfatizou a importância do compromisso ético e social dos formandos. “Tenham como objetivo máximo de vocês, para vocês mesmos, construir uma sociedade livre, justa e solidária. Assim sendo, vocês juraram, espero que cumpram e, assim, conseguirão fazer grandes realizações e enfrentar o mundo lá fora também. Estamos muito honrados com a escolha de vocês pela UNIFAL-MG. Parabenizamos seus pais e agradecemos a confiança”, afirmou.
(Fotos: Dicom/UNIFAL-MG)