UNIFAL-MG fortalece parcerias internacionais em missão de inovação em Washington, D.C.

A Agência de Inovação e Empreendedorismo - I9/UNIFAL-MG foi representada pela professora Izabella Carneiro na 1ª Missão Internacional Fortec & Anprotec 2025 em Washington (Foto: arquivo pessoal)

A diretora de Inovação e Empreendedorismo da UNIFAL-MG, Izabella Carneiro Bastos, retornou de uma semana em Washington, D.C., onde participou da 1ª Missão Internacional Fortec & Anprotec 2025. A missão foi um marco para o fortalecimento das parcerias internacionais e trouxe novas perspectivas para a inovação na Universidade.

Realizada de 2 a 7 de março, a missão foi organizada pela Fortec e Anprotec com apoio do SEBRAE e do Ministério das Relações Exteriores. Durante o Encontro Anual da AUTM, que celebrou seu 50º aniversário, a comitiva brasileira, composta por representantes de diferentes setores do ecossistema de inovação, teve a chance de imergir em um ambiente global de inovação.

“A AUTM foi uma oportunidade única de imersão em um ambiente de inovação de classe mundial. Pude aprofundar meu conhecimento sobre transferência de tecnologia, essencial para o desenvolvimento de startups e o fomento do empreendedorismo”, expressou a professora Izabella. As sessões educativas e plenárias do evento foram repletas de novidades e oportunidades para networking e aprendizado.

A 1ª visita técnica da missão foi na Embaixada do Brasil em Washington D.C (Foto: arquivo pessoal)

Um dos destaques da missão foram as visitas técnicas a importantes instituições americanas de inovação. A delegação iniciou essa etapa com uma visita à Embaixada do Brasil em Washington, onde discutiram a promoção dos interesses brasileiros no campo internacional da inovação. Em seguida, a comitiva foi ao United States Patent and Trademark Office (USPTO). “A visita ao USPTO foi particularmente relevante. Pudemos observar de perto como a proteção da propriedade intelectual é fundamental para o incentivo à inovação”, destacou Izabella.

As visitas prosseguiram nos escritórios de Transferência de Tecnologia da Johns Hopkins University e da Georgetown University. Ambas as instituições são renomadas por suas contribuições significativas em pesquisa e desenvolvimento, além do foco em relações internacionais e medicina. “Essas visitas proporcionaram insights valiosos sobre práticas inovadoras que podem ser adaptadas ao contexto brasileiro e aplicadas na UNIFAL-MG”, comentou Izabella, reforçando o impacto positivo da missão sobre os futuros projetos da Universidade.

Agora, de volta ao Brasil, a Agência de Inovação e Empreendedorismo da UNIFAL-MG planeja uma reunião de acompanhamento para consolidar os aprendizados. Este encontro será uma oportunidade para compartilhar as experiências adquiridas e delinear estratégias para implementar de forma efetiva as inovações e parcerias estabelecidas durante a viagem.

Participe do Jornal UNIFAL-MG!

Você tem uma ideia de pauta ou gostaria de ver uma matéria publicada? Contribua para a construção do nosso jornal enviando sugestões ou pedidos de publicação. Seja você estudante, professor, técnico ou membro da comunidade, sua voz é essencial para ampliarmos o alcance e a diversidade de temas abordados.

LEIA TAMBÉM