“Ter bacharelado de uma instituição federal, como a UNIFAL-MG, muda completamente o desfecho de uma conversa de negociação de trabalho”, ressalta Derick Modena, egresso do curso de Biomedicina que atua como gerente clínico na multinacional LivaNova, em São Paulo/ SP

Derick Modena, egresso do curso de Biomedicina da UNIFAL-MG, durante palestra que ministrou sobre neuromodulação e sua atuação em medical devices, no Rio de Janeiro, em maio de 2025. (Fotos: Arquivo Pessoal)

A série “UNIFAL-MG pelo Mundo” apresenta a trajetória de Derick Modena, egresso do curso de Biomedicina da UNIFAL-MG. O biomédico, de 31 anos, concluiu a graduação em 2019 e atua como gerente clínico em uma multinacional de medical devices, a LivaNova, em São Paulo/SP, onde é responsável pelo desenvolvimento da área clínica e pela educação continuada em VNS Therapy para epilepsia farmacorresistente.

Derick Modena em aula prática de microbiologia durante sua graduação na UNIFAL-MG.

Ele conta que escolheu a UNIFAL-MG por ser uma instituição federal de reputação centenária e bem estabelecida nos curso da saúde. O profissional diz que aprendeu muito com todos os processos durante a graduação, “desenvolvi um lado ‘cientista’ natural, tendo mais discernimento e repertório para lidar com conversas desafiadoras. Eu tive um diploma diferente da média dos profissionais que estavam no mesmo momento de carreira que eu, naquele período pós-formado”, evidencia.

O biomédico, natural de Araraquara/SP, afirma que precisou quebrar muitas barreiras culturais ao chegar em Alfenas/MG, especialmente por ter sido o primeiro de sua família a deixar a cidade para estudar em um outro estado. “A experiência não foi tão simples e prazerosa. Vim de uma família bastante simples do interior”, relata.

Apesar dos desafios, comenta que as vivências lhe proporcionaram um grande crescimento pessoal, além da oportunidade de fazer muitos amigos em Alfenas/MG, inclusive fora do ambiente universitário. “Também tive bastante dificuldade financeira e trabalhava durante o período noturno para sustentar a minha estadia”, complementa.

Derick Modena recorda duas experiências marcantes, a conquista do estágio na Santa Casa de Alfenas/MG, onde pôde vivenciar o contato direto com pacientes reais, e a primeira prova de Matemática, no primeiro período do curso, em que obteve nota 0,75, “foi meu primeiro choque de realidade, que me fez deixar para trás a mentalidade ainda de ensino médio”.

Sua transição da vida acadêmica para a profissional ocorreu no período que, em seguida, foi marcado pela pandemia, no qual passou por turbulências e dúvidas na caminhada. O egresso diz que esse momento representou outro choque de realidade, ao sair Alfenas/MG e ir para São Paulo/SP. “A diferença no custo de vida foi o mais desafiador para mim”, declara.

O biomédico conta que sua primeira realização profissional consistiu em tornar-se palestrante e poder inspirar outros estudantes do curso de Biomedicina em suas jornadas. Destaca também a conquista de ser o responsável, atuando com medtech, por divulgar e ampliar uma área de atuação pouco difundida no Brasil, a neuromodulação. Ele passou a ser um dos porta-vozes do ramo. “Além disso, me orgulho muito de ter me tornado gerente de uma empresa multinacional”, enfativa.

“A UNIFAL-MG influenciou completamente minha vida pessoal e profissional. Se eu tivesse feito um curso com menor relevância na comunidade científica, certamente não estaria nos lugares que estou hoje”, ressalta.

Derick Modena ainda desenvolveu o primeiro programa de residência profissional na área de neurofisiologia para biomédicos e auxilia profissionais em todo o Brasil a entrarem no mercado de trabalho.

O egresso aponta que a UNIFAL-MG o ajudou com questões relacionadas ao viés investigativo, além de estabelecimento de projetos, desenvolvimento de processos e gerenciamento de recursos. Ao ser questionado se faria algo diferente se voltasse à graduação, ele afirma que teria se envolvido antes com pesquisa clínica.

“Vocês são biomédicos desde o primeiro dia que pisam na UNIFAL-MG. Portanto, os anos de graduação são de lapidação profissional. Vocês vão se destacar onde ninguém tiver o mesmo background de vocês. Primeiro a raiz, depois os frutos. Aproveitem o período acadêmico para estabelecerem raízes fortes e profundas, e que o momento de colheita seja abundante depois na carreira”, finaliza.

Participe do Jornal UNIFAL-MG!

Você tem uma ideia de pauta ou gostaria de ver uma matéria publicada? Contribua para a construção do nosso jornal enviando sugestões ou pedidos de publicação. Seja você estudante, professor, técnico ou membro da comunidade, sua voz é essencial para ampliarmos o alcance e a diversidade de temas abordados.

LEIA TAMBÉM