A Liga Acadêmica de Odontologia em Saúde Coletiva (LAOSC) e o projeto de extensão “Odontologia Hospitalar para pacientes Oncológicos” da UNIFAL-MG realizaram o evento “A saúde mais perto da população: ações de prevenção e promoção da saúde bucal em um município do Sul de Minas Gerais”. As ações realizadas durante a atividade tiveram caráter educativo de prevenção e promoção de saúde bucal.

O evento aconteceu na praça central da cidade de Serrania-MG, no dia 29 de junho, das 8h às 12h, junto à feira de domingo do município. A iniciativa incluiu aferição da pressão arterial da população, orientação do autoexame bucal, realização de atividades lúdicas, distribuição de folders que ilustraram como se realiza o autoexame bucal, distribuição de kits de higiene bucal à comunidade, escovação supervisionada com as crianças, encaminhamentos para realização de tratamento, mediante a identificação da necessidade, além de folders que trouxeram informações sobre bons hábitos e atitudes para manter a saúde bucal.
O evento foi coordenado pelo professor Leandro Araújo Fernandes e pela professora Daniela Coelho de Lima, ambos da Faculdade de Odontologia da UNIFAL-MG, além da pós doutoranda Heloísa de Sousa Gomes, membro da LAOSC e professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas (PPGCO) da Universidade, além de discentes integrantes da Liga e do projeto de extensão.

“A ação surgiu pela necessidade que a população da cidade de Serrania tem de orientações sobre como cuidar e manter a saúde bucal, além de realizar autoexame bucal para identificação de possíveis alterações”, afirma o professor Leandro Fernandes. O docente explica que o evento foi realizado para orientar a população sobre a realização do autoexame bucal e sobre bons hábitos e atitudes para manter a saúde bucal.
“Além disso, os pacientes foram encaminhados para tratamento odontológico das lesões bucais identificadas, reduzindo a dor, o desconforto e os impactos negativos dessas alterações na condição sistêmica do paciente”, complementa. O professor enfatiza que os estudantes da Universidade que participaram do evento e os cidadãos atendidos, ressaltaram a importância desta iniciativa.

“Espera-se que após esta ação de prevenção, haja identificação ou minimize o surgimento de manifestações orais decorrentes de lesões cancerizáveis, melhorando a qualidade de vida dos pacientes atendidos”, finaliza o Leandro Fernandes.
Relatos de discentes que participaram do evento:
“Poder participar da feira de saúde em Serrania-MG, foi mais uma experiência humanizante e importante para nossa formação, onde pudemos promover uma ação que atuou desde crianças, até idosos, conscientizando e dividindo experiências, aprendendo e ensinando. Levar educação em saúde bucal às praças da região nos faz perceber o quanto a Universidade pública, com seus projetos de extensão e ligas acadêmica, é essencial para o desenvolvimento, o acolhimento e o auxílio à população de AlfenasMGe cidades vizinhas”, destaca Matheus de Andrade Lima, membro do projeto “Odontologia Hospitalar para pacientes oncológicos”.
“Participar da feira de saúde foi uma experiência extremamente gratificante e enriquecedora, tanto no aspecto profissional quanto pessoal. Ter a oportunidade de compartilhar informações valiosas sobre saúde e higiene oral com a comunidade foi algo que reforçou, ainda mais, o propósito da minha atuação na área da saúde. Iniciativas como essa são fundamentais para promover conhecimento, prevenção e qualidade de vida. Sentir que, de alguma forma, pude contribuir para despertar a conscientização das pessoas sobre a importância dos cuidados com a saúde bucal me trouxe uma enorme satisfação. Além disso, o contato direto com o público, a troca de experiências e a colaboração com outros colegas e profissionais foram momentos que agregaram muito ao meu aprendizado e à minha trajetória. É em eventos como esse que percebemos o verdadeiro impacto do nosso trabalho, e isso faz cada passo da caminhada valer a pena. Sou grata pela oportunidade que o Projeto Odontologia Hospitalar me concedeu e sigo ainda mais motivada a continuar levando informação e cuidado onde for necessário, enfatiza Laysa Cristina Lucas de Oliveira, membro do projeto “Odontologia Hospitalar para pacientes oncológicos”.
“Desde que ingressei na faculdade, sempre tive comigo que Odontologia é muito mais do que cuidar dos dentes e participar da Feira de Saúde. A cidade de Serrania-MG me fez vivenciar isso na prática. Com uma experiência enriquecedora como aluna, pude vivenciar a importância da prevenção, do cuidado de maneira geral e do diálogo com a população. Desenvolvemos atividades para crianças, adultos e idosos e é muito gratificante ver o interesse e o envolvimento da comunidade em torno dessas atividades. Eventos como esse são fundamentais para a formação acadêmica, pois nos aproximam da realidade social e nos ajudam a desenvolver empatia, responsabilidade e compromisso social. Mais do que técnicos, nos tornamos agentes transformadores da Saúde Coletiva. Agradeço aos meus professores, à Universidade e a toda comunidade da cidade de Serrania-MG pela oportunidade de participar dessa ação tão significativa que reforça a importância do trabalho interdisciplinar e do vínculo entre a Universidade e sociedade. Que possamos continuar levando educação em saúde, acolhimento à comunidade e a certeza de que pequenas ações podem gerar grandes impactos.”, salienta Jadhy Carla Mollo Souza, membro da Liga Acadêmica de Odontologia em Saúde Coletiva.
(Fotos: Arquivo Pessoal)