O GPHiTeS – Grupo de Pesquisa “Filosofia, História e Teoria Social” (UNIFAL-MG/CNPq) realiza, entre os dias 03 e 06/12, o 15º Encontro de Grupos de Estudos e Pesquisas Marxistas (EPMARX). O evento faz parte das ações de extensão da Universidade e conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).
A inciativa objetiva promover um espaço de debate e troca de experiências, contribuir para o desenvolvimento teórico e para a atualização do marxismo na realidade brasileira, além de enriquecer a análise crítica de conjunturas políticas, econômicas e sociais, ao fomentar novas perspectiva teóricas e estratégicas. As atividades acontecem no campus sede da UNIFAL-MG.
A ação é voltada a discentes de graduação e pós-graduação, docentes, pesquisadores, extensionistas, sindicalistas e ativistas de movimentos sociais. O Encontro é realizado anualmente desde 2008 e reúne grupos de estudos e pesquisas marxistas de diversas regiões do Brasil. Em 2025, o evento será realizado pela primeira vez fora da região Nordeste.
No dia 03/12, o evento inicia com o credenciamento das 8h às 10h, seguido pela mesa solene de abertura, das 10h às 12h. Das 14h às 16h, ocorre a conferência de abertura intitulada “Para evitar o fim do mundo: o socialismo no século XXI”, ministrada pelo professor Marcos Del Roio, da Unesp, com mediação do professor Daniel Rodrigues, da UFPE.
Das 16h20 às 17h30, ocorre a sessão de apresentação e lançamento da obra “O essencial de Marx e Engels”. Publicada pela editora Boitempo, a antologia é composta por três volumes. A coletânea é organizada por Marcello Musto, professor da York University, de Toronto, Canadá, e estudioso do marxismo contemporâneo.
A sessão será conduzida pelo professor Marcello Musto, com mediação de Paulo Denisar Vasconcelos Fraga, professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), da UNIFAL-MG. A programação segue com atividades livres, das 17h30 às 19h, e espaço cultural, das 19h às 20h40.
No dia 04/12, as atividades começam às 09h com a conferência “Crise do capital e dinâmicas geopolíticas: há uma alternativa socialista?”, ministrada por Valter Pomar, professor da FPA/UFABC e mediada por José Francisco Lopes Xarão, pró-reitor de extensão e cultura da UNIFAL-MG. No período da tarde, das 14h às 17h30, serão realizados os grupos de trabalho.
À noite, das 19h às 21h, ocorre a mesa-redonda “O método da economia política e novas linhas de leitura de Marx”, com Zaira Vieira, professora da UEMG e Pedro Leão da Costa Neto, professor da UTP, e Gleyton Carlos da Silva Trindade, do ICHL da UNIFAL-MG.
A programação do dia 05/12 tem início às 08h com os minicursos, que seguem até 12h30Das 14h às 16h, será realizada a mesa-redonda “Revisionismo histórico e ofensiva conservadora no debate público sobre o golpe e a ditadura no Brasil”. Participam Carlos Zacarias Figueirôa de Sena Júnior, professor da UFBA e Carla Luciana Silva, professora da Unioeste, com mediação de Henrique Wellen, professor da UFRN.
Às 16h30, tem início a sessão de lançamentos e feira de livros, mediada por Pablo Lima, professor da UFMG) seguida de um período de atividade livre, das 18h30 às 19h30. Encerrando o evento, das 19h30 às 21h30, ocorre a conferência “A esquerda e a guerra”, ministrada por Marcello Musto e mediada por Juarez Guimarães, professor da UFMG.
No último dia de evento, 06/12, das 9h às 11h, ocorre a reunião aberta de líderes de grupos de pesquisa, dedicada à discussão sobre a sede e o planejamento do XVI EPMARX. O evento conta com almoço e coffe break no intervalo das atividades.














