Simpósio Integrado da UNIFAL-MG consolida o amadurecimento científico, tecnológico e extensionista da Universidade

Imagem mostra a foto da apresentação de trabalhos no evento acadêmico no hall do prévio V, um ambiente interno bem iluminado. O local está repleto de pessoas em frente a painéis de pôsteres científicos expostos em fileiras. Os participantes, de diferentes idades, estão engajados em conversas ou analisando os pôsteres.
Evento teve como objetivo promover o intercâmbio de conhecimento, bem como a integração entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão. (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

A comunidade acadêmica da UNIFAL-MG se mobilizou durante o mês de outubro para a décima edição do Simpósio Integrado, que em 2024 teve como tema “Biomas do Brasil: Diversidade, Saberes e Tecnologias Sociais”, a mesma temática abordada na 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, principal evento de divulgação científica do Brasil.

“O sucesso desta décima edição do Simpósio Integrado é fruto de um esforço conjunto, que demonstra o amadurecimento científico, tecnológico e extensionista da UNIFAL-MG em todas as áreas do conhecimento”, comentou o professor Luiz Felipe Leomil Coelho, coordenador do evento. (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

Realizado entre 21 e 25 de outubro, o simpósio teve como objetivo promover o intercâmbio de conhecimento, bem como a integração entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para o crescimento acadêmico, profissional e social dos universitários. Ao todo foram 1.101 inscritos e 868 trabalhos submetidos.

Dos trabalhos submetidos, 83 foram selecionados para serem apresentados ou debatidos por acadêmicos, professores e colaboradores e outros 15 foram avaliados para receber menção honrosa. “O sucesso desta décima edição do Simpósio Integrado é fruto de um esforço conjunto, que demonstra o amadurecimento científico, tecnológico e extensionista da UNIFAL-MG em todas as áreas do conhecimento”, afirmou o professor Luiz Felipe Leomil Coelho, coordenador de pesquisa da Universidade e também do evento.

O evento com uma programação diversificada com palestras ministradas por pesquisadores convidados, mesas-redondas e minicursos sobre temas como sustentabilidade e tecnologias inovadoras. “Mais de 100 pessoas estiveram diretamente ou indiretamente envolvidas na realização”, revela o professor.

Captura de tela durante a palestra de abertura da convidada era Laísa da Silva Arruda, pesquisadora do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM). (Reprodução/YouTube UNIFAL-MG)

Entre os convidados, o evento contou com a participação da professora Vera Laísa da Silva Arruda, pesquisadora do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) e coordenadora do projeto MapBiomas Fogo, que ministrou on-line a palestra sobre o tema “MapBiomas: Oportunidades e Desafios para o Monitoramento dos Biomas”, cujo vídeo da transmissão feita pela canal oficial da UNIFAL-MG no YouTube está disponível para acesso neste link.

Milton Cezar Ribeiro – professor da UNESP de Rio Claro-SP – falou sobre o tema  “Biodiversidade nos biomas brasileiros no antropoceno: em busca da sustentabilidade e inovação” durante o simpósio. (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

Os participantes do evento também prestigiaram a palestra “Biodiversidade nos biomas brasileiros no antropoceno: em busca da sustentabilidade e inovação” com o professor Milton Cezar Ribeiro da UNESP de Rio Claro-SP. 

“É evidente que o 10º Simpósio Integrado consolidou nossa Instituição como um polo de excelência”, disse o coordenador do evento.

Confira a relação dos trabalhos premiados durante o evento:

Biológicas e da Terra 

  • Iniciação Científica: “Além das penas: um álbum de figurinhas como ferramenta de educação ambiental para conservação da avifauna do município de Silveiras, São Paulo”
  • Pós-Graduação: “Efeito antimelanoma em roedores do transcinam, um complexo de Ru II contendo trans-4- trifluorometilcinâmico”

Desenvolvimento e Inovação

  • Iniciação Científica: “Machine Learning de dados metabolômicos de UPLC-HRMS para seleção extratos e substâncias anti-inflamatórias”

Exatas e Tecnológicas

  • Iniciação Científica: “Estudo metabolômico e isolamento de substâncias para avaliação em ensaios farmacológicos”
  • Pós-Graduação: “Teoria da informação no estudo de sequências de DNA”
  • Extensão: “Promovendo Desenvolvimento Sustentável e Inclusão Digital: o projeto de tecnologias sociais para crianças em
    comunidades vulneráveis”

Humanidade e Sociais

  • Iniciação Científica: “Análise da relação do uso e cobertura da terra e temperatura de superfície no município de
    Alfenas, sul de Minas Gerais”
  • Pós-Graduação: “Contribuições da teoria crítica da sociedade para a pesquisa em educação no Brasil: entre a semiformação e a barbárie”
  • Extensão: “Escolas Rurais do município de Alfenas-MG: análise documental do período de 1922 a 1996″

Licenciaturas

  • Iniciação Científica: “Análise da presença da Matemática em projetos pedagógicos de cursos de Pedagogia”
  • Pós-Graduação: “No currículo escolar de Minas Gerais: uma análise crítica de padrões e lacunas na Educação Financeira”
  • Extensão: “Projeto ISF: formação docente e ensino de inglês com abordagens comunicativas e culturais”

Saúde

  • Iniciação Científica: “Modelo de Inteligência Artificial para identificação de medo odontológico infantil”
  • Pós-Graduação: “Sentimento de satisfação com o envelhecimento e capacidade de autocuidado entre pessoas idosas sul-mineiras”
  • Extensão: “Divulgação científica nas redes sociais: atuação da Liga Acadêmica de Toxicologia (LATOX/UNIFAL-MG) na educação e conscientização da sociedade”

A seguir, registros de atividades do evento:

Outras informações, aqui.

LEIA TAMBÉM