Projeto “Ciência, Coisa de Menina” da UNIFAL-MG vai reduzir desigualdades de gênero nas áreas científicas em todo o Brasil

Iniciativa foi aprovada pelo CNPq e estenderá ações nacionalmente para incentivar a participação feminina na ciência
Meninas durante atividade do projeto realizado em Poços de Caldas. (Foto: Arquivo/Renata Rodriguez)

O projeto “Ciência, Coisa de Menina”, idealizado pela professora Renata Piacentini Rodriguez, do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) da UNIFAL-MG, será desenvolvido em todo o Brasil nos próximos três anos. A proposta foi aprovada na Chamada CNPq 31/2023 – Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação e com o financiamento no valor de R$ 1.263.060,00 realizará ações nacionalmente para reduzir as desigualdades de gênero nas áreas científicas.

“Ciência, Coisa de Menina” nasceu em 2022 como uma iniciativa local em Poços de Caldas. (Foto: Arquivo/Renata Rodriguez)

“Ciência, Coisa de Menina” nasceu em 2022 como uma iniciativa local em Poços de Caldas, financiada pela FAPEMIG, e desde então vem beneficiando as estudantes da cidade, por meio da oferta de mentorias científicas para alunas do ensino médio. Agora, com o novo apoio do CNPq, a proposta alcançará estudantes de várias regiões do país, em parceria com instituições como a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Instituto Federal da Bahia (IFBA) e o Instituto Federal de Alagoas (IFAL).

“A ideia é aproximar essas estudantes da universidade, mas principalmente aproximá-las de mulheres cientistas, para elas enxergarem que a ciência é feita dentro da universidade, mas também é feita por mulheres”, explica a professora.

A mentoria iniciada em Poços de Caldas já formou sua primeira turma com 70 participantes. Entre agosto de 2023 e junho de 2024, as meninas foram envolvidas em atividades como oficinas científicas temáticas e encontros com professoras da UNIFAL-MG e convidadas.

O objetivo central de todas as ações, conforme a idealizadora, é inspirar essas jovens ao mesmo tempo em que desmistifica a ideia de que espaços científicos, especialmente nas áreas de exatas, não são destinados a mulheres. “Nós sabemos que as meninas ainda são continuamente desestimuladas a participar de espaços científicos, principalmente espaços relacionados à área de exatas”, contextualiza a coordenadora do projeto.

Segundo a pesquisadora, a mentoria busca desconstruir a ideia de que as ciências exatas não são para mulheres e estimular as participantes a vislumbrar uma oportunidade de carreira nas ciências. “Por meio dessa mentoria, nós trabalhamos várias áreas do conhecimento dentro de ciências, tecnologias, engenharias e matemática, com professoras da UNIFAL-MG ou professoras convidadas, com o intuito de criar esse espaço de aproximação, de fortalecimento e de empoderamento dessas meninas para que elas enxerguem a carreira científica com uma possibilidade de atuação futura”, ressalta a professora Renata Rodriguez.

Professores e alunas participantes do projeto em Poços de Caldas. (Foto: Arquivo/Renata Rodriguez)

Em Poços de Caldas, o projeto se encontra na fase de recrutamento de novas participantes para compor a turma de 2025. Em âmbito nacional, além de ampliar a mentoria, a proposta inclui cursos de letramento científico para professores da rede pública e treinamentos sobre questões de gênero e raça. Outra inovação será a criação de uma plataforma de podcasts, onde as cientistas discutirão suas trajetórias e contribuições para a ciência.

Idealizadora do projeto: Renata Piacentini Rodriguez – professora e pesquisadora do Instituto de Ciência e Tecnologia da UNIFAL-MG. (Foto: Arquivo Pessoal)

“Os meus objetivos com esse projeto do CNPq são bastante ambiciosos”, enfatiza Renata Rodriguez. “Eu estou muito feliz com essa aprovação e acho que vai ser uma grande oportunidade para transformarmos o ‘Ciência, Coisa de Menina’ em um projeto permanente, e que pode mudar a realidade do Brasil, obviamente, mas principalmente dos municípios onde o projeto vai estar fortemente inserido junto às universidades participantes”, argumenta.

Ao todo, 19 docentes integram o projeto. A proposta conta com a participação dos professores do ICT Ana Olívia Barufi Franco de Magalhães, Carolina Del Roveri, Tânia Regina Giraldi, Grazielle dos Santos Silva Andrade, Gustavo do Amaral Valdiviesso e Fernando Gardim, e da professora do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), Janaina de Mendonça Fernandes.

“Sem eles eu não conseguiria fazer tudo isso e a participação, o incentivo e o fato de meus colegas professores abraçarem a ideia, que é bastante audaciosa, me deixa muito grata”, conclui a coordenadora do projeto.

Conheça aqui o projeto Ciência, Coisa de Menina desenvolvido em Poços de Caldas