Egressos dos programas de pós-graduação do campus Varginha debatem o futuro do Sul de Minas em evento interdisciplinar

"UNIFAL-MG debate o Sul de Minas" (Foto: Fernando Batista Pereira (PPGPS/UNIFAL-MG)

Em celebração aos 15 anos do campus Varginha e também dos 12 anos do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Sociedade (PPGPS), entre os dias 15 e 18 de outubro, professores e membros do grupo de pesquisa “Oikos – desenvolvimento, sustentabilidade e políticas públicas” organizaram um evento que reuniu egressos dos programas de pós-graduação oferecidos no campus. A proposta foi discutir os trabalhos acadêmicos desenvolvidos pelos pesquisadores sobre a região do sul de Minas.

Segundo o professor Fernando Batista Pereira do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da UNIFAL-MG, o evento teve como finalidade produzir conhecimento interdisciplinar e territorial sobre o sul de Minas, além de fortalecer a identidade regional do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Sociedade (PPGPS) e dos programas parceiros. “Neste ano de 2024, o campus de Varginha-MG da UNIFAL-MG completou 15 anos de existência e o Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Sociedade (PPGPS) completa 12 anos. Nesse período, houve intensa produção científica de interesse regional, com dezenas de dissertações, artigos e livros publicados sobre o território do Sul de Minas Gerais. Essa produção científica sobre a região ampliou-se nos últimos anos com a criação do PROFIAP e do PPG Economia. A despeito da relevância desse material, ainda há necessidade de ampliação da visibilidade regional dessa produção científica”, afirmou.

O ano de 2024 foi considerado adequado para essa atividade devido a três fatores: a produção científica acumulada, as publicações resultantes da pesquisa “Identidade Sul Mineira: diagnóstico cultural, social, político e econômico do Sul de Minas Gerais”, realizada de forma inédita pela UNIFAL-MG em 2022, e os debates sobre políticas públicas em um ano eleitoral. A programação incluiu diversas mesas de discussão, abordando temas como sociedade, trabalho, políticas públicas, economia regional e administração pública, com a participação de especialistas e mediação de professores do PPGPS e de outros programas. Ao todo, participaram das discussões 12 estudantes egressos dos programas de pós-graduação em Gestão Pública e Sociedade (PPGPS), em Economia (PPG Economia) e em Administração Pública (PROFIAP).

15/10/2024 (terça-feira)
Tema: Sociedade, Trabalho e Lutas Sociais no Sul de Minas

No dia 15 de outubro, ocorreram apresentações sobre questões sociais, trabalho e lutas no Sul de Minas. Eduardo Castelã Nascimento discutiu o tema “Habitação e sustentabilidade”, abordando os desafios relacionados à moradia e à sustentabilidade na região. Em seguida, Wender Reis Ramos falou sobre “Gestão e democracia cultural em Varginha-MG”, trazendo à tona a importância da gestão cultural e da democracia para o desenvolvimento local. Joice Zentner de Brito apresentou seu estudo sobre “Um índice de pobreza multidimensional em Varginha-MG”, uma análise detalhada sobre as diferentes dimensões da pobreza na cidade. A mediação do painel foi realizada pela professora Elisa Zwick, do PPGPS.

16/10/2024 (quarta-feira)
Tema: Políticas Públicas e Desenvolvimento no Sul de Minas

O segundo dia, 16 de outubro, focou nas políticas públicas e no desenvolvimento da região. Renata Cristina Gomes de Campos apresentou sua pesquisa sobre “O comportamento dos jovens no ambiente financeiro familiar”, analisando como os jovens se relacionam com o dinheiro dentro de suas famílias. Bárbara Negrini abordou o tema “Egressos cotistas negros na UNIFAL-MG”, discutindo os desafios e as conquistas dos alunos negros cotistas na Universidade Federal de Alfenas. João Pedro Moreira Costa tratou da “Assistência social e saúde de Caxambu-MG”, mostrando a relação entre esses dois serviços essenciais na cidade. A mediação foi conduzida pelo professor Luiz Antonio Staub Mafra, também do PPGPS.

17/10/2024 (quinta-feira)
Tema: Economia Regional: estudos sobre o Sul de Minas

No dia 17 de outubro, as discussões foram sobre a economia regional. Ana Paula Silva dos Santos apresentou sua pesquisa sobre “Desenvolvimento no Sul de Minas Gerais”, trazendo uma visão geral sobre os desafios e oportunidades para o desenvolvimento econômico da região. Marcelo Castro Ávila falou sobre os “Impactos econômicos da oscilação do Lago de Furnas”, analisando as implicações econômicas dessa oscilação no lago e sua influência nas atividades da região. Por fim, Janael da Silva Alves discutiu a “Influência de um time de futebol em uma economia local”, explorando o impacto de clubes de futebol nas economias das cidades. A mediação do painel foi feita pelo professor Thiago Gambi, do PPG Economia.

18/10/2024 (sexta-feira)
Tema: Administração Pública no Sul de Minas

O último dia, 18 de outubro, foi dedicado à administração pública. Letícia Capistrano Campos apresentou o tema “Minas Gerais na agenda de mudança do clima”, discutindo as ações do estado em relação às mudanças climáticas. José Agnaldo Montesso Júnior falou sobre “Comunicação pública nas plataformas digitais”, abordando o papel das plataformas digitais na comunicação entre o governo e a sociedade. Por fim, a expositora Maria Luísa Monteiro Martins apresentou a pesquisa “Agricultura Familiar em Alfenas”, fruto de sua dissertação desenvolvida no mestrado que resultou em um diagnóstico da agricultura familiar alfenense. A mediação foi realizada pelo professor Adriano Nuintin, do PROFIAP.

*Igor Giugliano é estagiário da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG.

Participe do Jornal UNIFAL-MG!

Você tem uma ideia de pauta ou gostaria de ver uma matéria publicada? Contribua para a construção do nosso jornal enviando sugestões ou pedidos de publicação. Seja você estudante, professor, técnico ou membro da comunidade, sua voz é essencial para ampliarmos o alcance e a diversidade de temas abordados.

LEIA TAMBÉM