Eloésio Paulo, professor do curso de Letras da UNIFAL-MG, autor de livros, ensaios, poemas, e colunista do Jornal UNIFAL-MG, traz ao cenário literário uma proposta interessante com seu novo livro 201 romances brasileiros em 5 minutos cada. Lançado pela Sic Edições, sua 18ª obra reúne, em tom de guia crítico, verbetes curtos e afiados sobre o vasto universo do romance brasileiro.
Em entrevista à Maisanara Fonseca, estudante do curso de Letras (Bacharelado), o autor conta que idealizou o livro ao perceber a necessidade de uma obra que pudesse oferecer um panorama sucinto e acessível das histórias, estilos e nuances da literatura brasileira. “Eu imaginei esse livro como um livro útil para mim quando eu era professor de ensino médio”, comenta. “Durante muito tempo eu dei aula sobre muitos desses livros sem ter lido todos eles, o que eu acredito que seja a situação da maioria dos professores”, acrescenta.
A proposta de 201 romances brasileiros em 5 minutos cada começou a ganhar vida quando o autor foi convidado a escrever para uma revista chamada Pessoa, cuja restrição do formato imposta pela editora Mirna Queiroz foi um incentivo inesperado para a estrutura da obra. “Cada texto não podia ter mais do que 2.599 caracteres com espaços e eu ficava imaginando como é que eu ia escrever sobre Grande Sertão: Veredas nesse tamanho”, compartilha.
O desafio de descrever romances complexos tornou-se, para o autor, uma maneira criativa de sintetizar o essencial de cada obra. “Esse espaço, que a princípio parecia tão curto e tão apertado, de certa maneira me permitiu criar também um padrão de escrita que eu fui logo, vamos dizer, formatando em um intermediário entre resenha e crônica”, conta.
Esse formato se reflete nos textos, que misturam humor e crítica, uma abordagem que, segundo o prefácio de Luiz Ruffato, dialoga com o pioneirismo de Otto Maria Carpeaux no clássico ‘Pequena Bibliografia Crítica da Literatura Brasileira’, e atualiza-o para uma nova geração de leitores. “Eloésio Paulo confronta os medalhões com a mesma honestidade com que enfrenta os menos conhecidos. Assim, redefine o lugar de algumas obras, redimensiona outras, redescobre outras mais, instigando-nos a acompanhá-lo nesta verdadeira maratona de nomes de livros e de autores, da qual saímos maravilhados”, descreve.
O prefaciador acrescenta: “Porque esse 201 romances brasileiros em 5 minutos cada cumpre a dificílima missão de agradar, ao mesmo tempo, ao leitor que busca apenas um aconselhamento – didático o suficiente para o uso de professores e estudantes – e ao intelectual que procura entender melhor o Brasil, esse país por vezes incompreensível.”
Para desenvolver a obra, foram dedicados 13 anos na leitura de mais de 40 mil páginas. O livro contempla uma diversidade de romances que vai desde “O filho do pescador” de Teixeira e Sousa, de 1843, até “Sexo”, de André Sant’Anna, fechando o ciclo do século XX.
As resenhas foram estruturadas de maneira concisa e instigante. Um exemplo é a resenha de O Filho do Pescador, que abre o livro. Ao analisar a obra para o leitor contemporâneo, Eloésio Paulo observa: “Quem acha Alencar prolixo e moralista tem pouca chance de aguentar vinte páginas de O filho do pescador”.
Conforme o autor, os verbetes podem ser consumidos em cinco minutos, com leitores mais rápidos terminando alguns em até três. Além de ser um recurso para consulta, 201 romances brasileiros em 5 minutos cada permite uma leitura sequencial divertida e fluida, como atesta o próprio autor: “Eu acho que ele pode ser lido de cabo a rabo, como um livro até engraçado”.
A obra é dedicada a quatro mulheres: duas tias do autor e duas colegas de trabalho, entre elas a editora da revista “Pessoa”, Mirna Queiroz, e a jornalista da UNIFAL-MG, Ana Carolina Araújo (que assina esta notícia).
Nas palavras de Eloésio Paulo, o livro vai além de um simples guia: “Eu acho que ele é interessante para qualquer leitor comum que queira navegar com um pouco mais de segurança pelo romance brasileiro, sabendo se vale a pena para ele ou não ler um determinado romance.”
O livro pode ser adquirido tanto na versão física quanto na versão digital pelo site da Amazon, pelo Instagram da editora @sic.edicoes e outras livrarias virtuais.
Lançamento
O lançamento oficial ocorrerá na terça-feira, 5 de novembro, durante a Jornada Literária – Letras para Todos, que será realizada no auditório Leão de Faria, na Sede da UNIFAL-MG, a partir das 19h.
Durante o mês de novembro, Eloésio Paulo também apresentará o livro a estudantes do ensino médio, oportunidade em que visitará as escolas: Estadual Judith Vianna, Colégio Sagrado Coração de Jesus e Estadual Ismael Brasil Corrêa.
Confira aqui na íntegra a entrevista concedida por Eloésio Paulo à acadêmica Maisanara Fonseca.