Em entrevista à EPTV, economista da UNIFAL-MG comenta “tarifaço” de Trump

(Imagem: reprodução/EPTV1)

Na última quarta-feira, as novas taxas norte-americanas de 50% impostas ao Brasil entraram em vigor. Diante da situação, o professor Fernando Batista Pereira, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da UNIFAL-MG, concedeu entrevista ao Jornal EPTV 1ª edição para explicar questões relacionadas à problemática. A reportagem foi ao ar dia 06/08.

Conforme explicação do docente, as taxações tornam os mercados consumidores inviáveis, uma vez que os produtos serão encarecidos. “Essa situação torna muito impactante a queda na venda, nas exportações e, possivelmente, na produção”, explica. “No caso do café, espera-se que, como o Brasil é o maior fornecedor no mercado norte-americano, haja uma pressão para que o presidente Donald Trump reveja a situação”, afirma. “Se o Brasil parar de exportar, ou reduzir muito as exportações, o país não poderá recorrer a outros produtores, já que eles estão longe de nós em quesitos de produção”, finaliza.

Confira a matéria completa na Globoplay.

*Luana Bruno é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG.

Participe do Jornal UNIFAL-MG!

Você tem uma ideia de pauta ou gostaria de ver uma matéria publicada? Contribua para a construção do nosso jornal enviando sugestões ou pedidos de publicação. Seja você estudante, professor, técnico ou membro da comunidade, sua voz é essencial para ampliarmos o alcance e a diversidade de temas abordados.

LEIA TAMBÉM