No dia 13 de agosto, a UNIFAL-MG celebrou duas cerimônias de colação de grau no Alfenas Tênis Clube. As solenidades marcaram a conquista dos formandos de 23 cursos da Universidade. Entre licenciados (as) e bacharéis (elas), estudantes receberam oficialmente o título em meio a emoções, aplausos, abraços, discursos e músicas, seus familiares e amigos prestigiaram essa conquista.

Às 10h da manhã, a cerimônia foi dedicada aos cursos de Biomedicina, Biotecnologia, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Odontologia. A mesa solene foi composta pelo reitor da UNIFAL-MG, Sandro Amadeu Cerveira, que presidiu a sessão; pelo vice-coordenador do curso Odontologia Leonardo Amaral dos Reis; pela professora do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), Ana Carolina Barbosa Padovan, que representou o curso de Medicina; pela coordenadora do curso de Farmácia, Angélica Rosa Faria; pelo coordenador do curso de Biotecnologia, Marcos Vinicius Salles Dias, pelo vice-coordenador do curso de Biomedicina, Marcos José Marques; pela coordenadora do curso de Enfermagem, Vânia Regina Bressan; pela vice-coordenadora do curso de Nutrição, Fernanda de Carvalho Vidigal; e pelo coordenador do curso de Fisioterapia, Marcelo Lourenço da Silva.

A celebração teve início com a execução do Hino Nacional, na sequência ocorreu o juramento solene, baseado nos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, conforme o artigo 3º da Constituição Federal. O juramento foi proferido por Camila Tiengo Tagliari, formanda do curso de Nutrição.

Seguindo a cerimônia, o reitor conferiu os graus de bacharéis (las) e entregou o capelo, simbolicamente, para Laura da Silva Cruz, formanda do curso de Farmácia. Os demais formandos receberam os certificados entregues pelos coordenadores.
Como é tradição em alguns cursos da UNIFAL-MG, Mariana Helena Gonçalves Martins, formanda de Enfermagem, recebeu o prêmio Destaque Acadêmico pelo melhor desempenho.

“A nossa instituição de ensino foi palco e testemunha das nossas transformações. Aqui, fomos lapidados como profissionais, mas, acima de tudo, como cidadãos conscientes da responsabilidade que carregamos. Sabemos que, ao sair daqui, seremos guardiões da vida, do conhecimento e da dignidade humana”, proferiu Maria Catarina Terra Bernardes, formanda de História, durante o seu discurso como oradora da turma.
A professora Vânia Bressan, também parabenizou os formandos, enfatizando a importância da cidadania ativa nas relações e na vida dos indivíduos “cada uma dessas profissões tem o seu brilho próprio, mas todas se encontram em um ponto em comum: a defesa e a promoção da vida”
Às 15h, a segunda cerimônia foi dedicada aos cursos de Ciências da Computação, Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado), Ciências Sociais (Licenciatura e Bacharelado), Geografia (Licenciatura e Bacharelado), História, Letras – Línguas Estrangeiras (Bacharelado), Letras – Português e Literaturas da Língua Portuguesa (Licenciatura), Letras – Língua Portuguesa (Bacharelado), Pedagogia e Química (Licenciatura).

A mesa foi novamente presidida pelo professor Sandro Cerveira; pelo vice-coordenador do curso de Ciência da Computação, Paulo Alexandre Bressan; pela coordenadora do curso de Ciências Biológicas (Bacharelado), Marilia Gabriella Alves Goulart Pereira; pela coordenadora do curso de Ciências Biológicas (Licenciatura), Maria José dos Santos; pelo coordenador do curso de Ciências Sociais (Bacharelado), Carlos Tadeu Siepierski; pela coordenadora do curso de Ciências Sociais (Licenciatura), Marcela de Andrade Rufato; pelo coordenador do curso de Geografia (Bacharelado), Felipe Gomes Rubira; pelo coordenador do curso de Geografia (Licenciatura), Márcio Abondanza Vitiello; pelo coordenador do curso de História, Marcelo Hornos Steffens; pela professora do Departamento de Letras, Flaviane Faria Carvalho, que representou os cursos da área; pela coordenadora do curso de Pedagogia, Cristiane Fernanda Xavier; pela coordenadora do curso de Química (Bacharelado), Mariane Gonçalves Santos; e pela coordenadora do curso de Química (Licenciatura), Cláudia Torres.

O juramento solene, pronunciado por Brenda Melo da Silva, bacharela do curso de Química, foi seguido por Ohiama Aires Antunes Bráulio Fernandes, licenciado em História, que recebeu o capelo do reitor.

A oradora Ana Carolina Trivelato de Angelo, bacharela em Ciências Biológicas, encerra seu discurso com uma citação de Paulo Freire: “A Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo”. Já em nome dos coordenadores, a professora Cristiane Fernanda Xavier, do curso de Pedagogia, recorreu ao rapper Emicida para relembrar que é fundamental lutar pelos nossos sonhos. Nas palavras do cantor: “Irmão, você já se deu conta de que é o único representante do seu sonho na face da Terra? Se isso não te fizer correr, chapa, eu não sei quem vai”.

Em ambas as cerimônias, foi lido o Termo de Colação de Grau, que registrou o juramento dos formandos e a entrega dos títulos. Também, o reitor Sandro Cerveira realizou discursos que refletiram sobre a origem da palavra “obrigada” no latim. “Ela está relacionada aos laços, às conexões. Quando eu digo muito obrigado, eu estou dizendo que eu estou ligado a você. Eu sou conectado a você. E essa conexão é o reconhecimento de que nós não somos sozinhos. Nós somos fruto de uma série de conexões de pessoas que se convergiram, às vezes, anonimamente para que nós estivéssemos em casa”, evidencia.
Confira momentos das cerimônias a seguir: