Em celebração ao Dia da Árvore, comemorado a cada 21 de setembro, membros da UNIFAL-MG realizaram plantio de duas mudas de Manacá-da-Serra na entrada principal do campus sede, em Alfenas/MG. A iniciativa foi proposta por Gustavo Silveira, servidor técnico-administrativo da Universidade.

Segundo Gustavo Silveira, responsável por formalizar a solicitação, a doação das mudas e do adubo necessário para o plantio são uma forma de agradecer a Instituição, na qual, há mais de vinte anos, constrói sua trajetória profissional. As árvores foram plantadas no local onde, antes, haviam sibipurunas já suprimidas em função do apodrecimento dos troncos. “A doação é um gesto singelo de agradecimento à UNIFAL-MG, que, inegavelmente, faz parte da minha vida”, destaca.
A escolha pelos Manacás-da-Serra, por sua vez, contou com parecer técnico do docente Breno Régis, do Instituto de Ciências da Natureza (ICN) e doutor em Agronomia. O professor confirmou a adequação das mudas ornamentais, que, além de serem nativas do Brasil, são bastante utilizadas no paisagismo urbano por sua beleza e capacidade de adaptação.

A Gerente de Meio Ambiente e Desenvolvimento (GEMADS) da UNIFAL-MG, Julieta Moreira, realizou as tramitações necessárias ao processo e viabilizou a iniciativa. “Mais do que uma reposição, trata-se de um gesto de valorização da iniciativa do servidor e da biodiversidade. Além disso, as mudas embelezam o espaço acadêmico e estão em sintonia com os princípios socioambientais que regem a Universidade”, enfatiza.
O plantio também contou com a participação ativa dos colaboradores responsáveis pela manutenção dos jardins, José Justino Lopes Filho e Josmar dos Santos, que auxiliaram no preparo do solo e são os responsáveis pelo cuidado contínuo com as árvores até o seu pleno desenvolvimento.
Segundo Julieta Moreira, a ação, que coincidiu com o início da primavera, simboliza o início de um novo ciclo e reforça o compromisso da Universidade com a sustentabilidade, a qualidade de vida e a preservação ambiental. “Com essa iniciativa, a UNIFAL-MG reafirma sua missão de promover práticas sustentáveis e de integrar a comunidade acadêmica em atividades de respeito à natureza, fortalecendo os laços entre pessoas, ciência e meio ambiente”, finaliza.
*Luana Bruno é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG.