Egressos de Administração Pública da UNIFAL-MG recebem prêmio de melhor artigo no 49º encontro da EnANPAD

O evento ocorreu em Araújpo/SE entre os dias 1 e 3 de outubro.
Eleição do artigo de Rossi Chaves e Kaio Rosa como melhor trabalho no 49º EnANPAD. (Imagem: arquivo pessoal)

O artigo “Uberização portadora de juros e financeirzação do Capital”, escrito pelos egressos do curso de Administração Pública da UNIFAL-MG Rossi Chaves e Kaio Rosa, foi eleito a melhor pesquisa de Estudos Organizacionais no 49º Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (EnANPAD 2025). O evento aconteceu na cidade de Araújo/SE, entre os dias 1 e 3 de outubro.

O artigo, que discute as relações entre a uberização e o sistema financeiro, investigou as relações intrínsecas e simbióticas entre as novas formas de trabalho pautadas na autonomia e na precarização e a financeirização do capital, analisando como a lógica da última molda estratégias de empresas de plataformas digitais e inaugura novos campos para a acumulação do capital, em especial, do capital financeiro. Os egressos da UNIFAL-MG são, hoje, doutores em Administração Pública pela UFMG.

Rossi Chaves, egresso do curso de Administração Pública da UNIFAL-MG.

Segundo os autores, a principal descoberta do estudo centra-se na ideia de que algumas empresas de plataforma já conhecidas pela uberização, ou seja, que já possuíam relação com bancos e sistemas de pagamento digital, agora, também incorporam funções financeiras, como contas digitais de crédito e recursos de pagamentos que fazem malabarismos financeiros. “Nós analisamos operações dos serviços financeiros de algumas empresas de plataformas de transporte de pessoas e mercadorias e o resultado foi alarmante”, explica Rossi Chaves.

“Agora, as empresas passam a operar com um novo tentáculo da financeirização. São expressões da patente operação do capital portador de juros e do capital fictício articulados à uberização pela internalização da lógica da financeirização na própria organização do trabalho uberizado”, ressalta Kaio Rosa, ao explicar os dados levantados pelo estudo.

Kaio Rosa, egresso do curso de Administração Pública da UNIFAL-MG.

Para Rosa e Chav, a premiação é reflexo direto de suas formações iniciais realizadas na UNIFAL-MG, pois a pesquisa resulta da continuidade da formação pública, de qualidade, socialmente informada e orientada, que os conectou desde o curso de Administração Pública da UNIFAL-MG e seguiu os conectando na pós-graduação.

Conforme os egressos, a comunidade do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da UNIFAL-MG ocupa um papel central em sua formação. “Esta premiação carrega um pouco de todo mundo, como dos professores que nos inspiraram a seguir o mesmo caminho e dos diálogos, ainda na graduação, que começaram a nos despertar interesse pela pesquisa”, pontuam.

*Luana Bruno é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG.

Participe do Jornal UNIFAL-MG!

Você tem uma ideia de pauta ou gostaria de ver uma matéria publicada? Contribua para a construção do nosso jornal enviando sugestões ou pedidos de publicação. Seja você estudante, professor, técnico ou membro da comunidade, sua voz é essencial para ampliarmos o alcance e a diversidade de temas abordados.

LEIA TAMBÉM