O artigo “Uberização portadora de juros e financeirzação do Capital”, escrito pelos egressos do curso de Administração Pública da UNIFAL-MG Rossi Chaves e Kaio Rosa, foi eleito a melhor pesquisa de Estudos Organizacionais no 49º Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (EnANPAD 2025). O evento aconteceu na cidade de Araújo/SE, entre os dias 1 e 3 de outubro.
O artigo, que discute as relações entre a uberização e o sistema financeiro, investigou as relações intrínsecas e simbióticas entre as novas formas de trabalho pautadas na autonomia e na precarização e a financeirização do capital, analisando como a lógica da última molda estratégias de empresas de plataformas digitais e inaugura novos campos para a acumulação do capital, em especial, do capital financeiro. Os egressos da UNIFAL-MG são, hoje, doutores em Administração Pública pela UFMG.

Segundo os autores, a principal descoberta do estudo centra-se na ideia de que algumas empresas de plataforma já conhecidas pela uberização, ou seja, que já possuíam relação com bancos e sistemas de pagamento digital, agora, também incorporam funções financeiras, como contas digitais de crédito e recursos de pagamentos que fazem malabarismos financeiros. “Nós analisamos operações dos serviços financeiros de algumas empresas de plataformas de transporte de pessoas e mercadorias e o resultado foi alarmante”, explica Rossi Chaves.
“Agora, as empresas passam a operar com um novo tentáculo da financeirização. São expressões da patente operação do capital portador de juros e do capital fictício articulados à uberização pela internalização da lógica da financeirização na própria organização do trabalho uberizado”, ressalta Kaio Rosa, ao explicar os dados levantados pelo estudo.

Para Rosa e Chav, a premiação é reflexo direto de suas formações iniciais realizadas na UNIFAL-MG, pois a pesquisa resulta da continuidade da formação pública, de qualidade, socialmente informada e orientada, que os conectou desde o curso de Administração Pública da UNIFAL-MG e seguiu os conectando na pós-graduação.
Conforme os egressos, a comunidade do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da UNIFAL-MG ocupa um papel central em sua formação. “Esta premiação carrega um pouco de todo mundo, como dos professores que nos inspiraram a seguir o mesmo caminho e dos diálogos, ainda na graduação, que começaram a nos despertar interesse pela pesquisa”, pontuam.
*Luana Bruno é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG.