Núcleo de Apoio Fiscal da UNIFAL-MG promove palestra sobre benefícios previdenciários em Varginha/MG

Ação é realizada por Lays Reis, mestranda do PPGPS, na Escola Sagrado Coração de Jesus.
(Imagem: reprodução/CanvaPro)

O Núcleo de Apoio Fiscal (NAF) da UNIFAL-MG promoveu, no dia 28/10, palestra sobre os benefícios previdenciários disponíveis aos trabalhadores. A ação foi realizada por Lays Reis, mestranda em Gestão Pública e Sociedade pelo PPGPS e extensionista do NAF, para os alunos do EJA da Escola Sagrado Coração de Jesus, em Varginha/MG, às 19h.

Tema da palestra realizada na escola Sagrado Coração de Jesus, em Varginha/MG.

Segundo a pesquisadora, a proposta da palestra, intitulada “Por que pagar INSS?”, foi desconstruir a ideia, cada vez mais difundida, de que a previdência é um investimento. “Quando adotamos essa perspectiva, corremos o risco de comparar a previdência com alternativas mais rentáveis, o que distorce sua finalidade”, ressalta. “A previdência é, antes de tudo, um seguro social e um tributo, cuja contribuição é obrigatória para todos que exercem atividade remunerada”, explica.

“Quando apresentei o tema da palestra, logo percebi murmúrios sobre a fraude do INSS, o que demonstrou certa aversão ao assunto. No entanto, à medida que comecei a explicar como o INSS funciona, os benefícios a que os trabalhadores têm direito e os riscos decorrentes da ausência de contribuição, a turma começou a ter interesse, e os alunos trouxeram dúvidas e relatos de casos familiares, o que transformou a palestra em um momento interativo”, ressalta.

O NAF é um projeto de extensão da UNIFAL-MG que envolve discentes da graduação e da pós-graduação. Além de levar as produções universitárias para a comunidade, as ações também proporcionam aos alunos a vivência prática de atividades inerentes ao que os acadêmicos aprendem. Conforme Lays Reis, a realização da palestra foi uma forma de retribuir pelo custeio da instituição pública.

Para a pesquisadora, a ida à Escola Sagrado Coração de Jesus foi essencial para seu processo de formação enquanto acadêmica e futura professora. De acordo com Lays Ribeiro, ter contato com a visão da população sobre a temática estudada, fez com que ela tivesse um novo olhar sobre a pesquisa. “Levar o nome da Universidade aos jovens também foi significativo, especialmente para lembrá-los de que a cidade de Varginha abriga uma Instituição Pública de excelência”, comenta. “Fui aluna de escola pública e sei a importância de compreender que a universidade é, sim, um espaço que nos pertence”, finaliza.

*Luana Bruno é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG.

 

 

Participe do Jornal UNIFAL-MG!

Você tem uma ideia de pauta ou gostaria de ver uma matéria publicada? Contribua para a construção do nosso jornal enviando sugestões ou pedidos de publicação. Seja você estudante, professor, técnico ou membro da comunidade, sua voz é essencial para ampliarmos o alcance e a diversidade de temas abordados.

LEIA TAMBÉM