“A UNIFAL-MG nos prepara de forma humana e nos torna capazes de enfrentar e vivenciar situações desafiadoras”, afirma Letícia Santos sobre sua trajetória na Universidade

Egressa da UNIFAL-MG destaca como a formação em Pedagogia transformou sua vida pessoal e profissional
Letícia Santos é egressa do curso de Pedagogia da UNIFAL-MG. (Foto: Arquivo Pessoal)

“Estudar em uma Universidade Pública é um sonho para muitas pessoas e, para mim, parecia muito distante, mas, no ano de 2011, tive a oportunidade de fazer o Cursinho oferecido pela UNIFAL-MG, o que me abriu um mundo de possibilidades”, afirma Letícia Santos, egressa do curso de Pedagogia. A pedagoga se formou em 2020 e, atualmente, trabalha como especialista em Educação Básica em uma escola da rede estadual de Alfenas/MG.

Para Letícia Santos, seu percurso na Universidade foi marcado pelo aprendizado e pelo contato com as mais diversas culturas e formas de pensamento. “A UNIFAL-MG, além de possuir um ensino de excelência, abre caminhos para o convívio com pessoas de diversos lugares e diferentes saberes, o que nos torna capazes de enxergar o mundo de forma mais ampla”, ressalta.

Recortes universitários: visita dos alunos aos laboratórios da UNIFAL-MG, em parceria com o PET Farmácia. (Foto: Arquivo Pessoal/Letícia Santos)

A pedagoga começou sua trajetória profissional ainda como graduanda, quando prestou um concurso municipal de nível médio para monitora de Educação Infantil. “Mesmo não sendo um cargo de nível superior, naquele momento, pude vivenciar muito do que estudava no curso de pedagogia”, pontua. Segundo a docente, este foi um período de muita aprendizagem. 

“Ter uma boa formação me ajuda a lidar com as demandas dos professores e alunos, já que é parte de meu trabalho, por exemplo, verificar quando os discentes apresentam dificuldades na aprendizagem” Letícia Santos

Além disso, nos estágios supervisionados, Letícia Santos também pode vivenciar o mundo da Educação com todas as suas complexidades e viu, na prática, como os conhecimentos teóricos aprendidos podiam ser aplicados. A egressa, que recentemente foi aprovada no concurso do estado de Minas Gerais, afirma que a formação  sólida e crítica oferecida pela UNIFAL-MG foi fundamental para sua preparação para as provas. 

Fora os dois cargos efetivos, a graduação em pedagogia a mostrou possibilidades nunca antes cogitadas. No ano de 2021, a egressa foi aprovada no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIFAL-MG. “Muito disso aconteceu pelo incentivo de meus professores e colegas”, salienta.

Atualmente, como especialista em Educação Básica, Letícia Santos é responsável por toda a parte pedagógica da escola. “Ter uma boa formação me ajuda a lidar com as demandas dos professores e alunos, já que é parte de meu trabalho, por exemplo, verificar quando os discentes apresentam dificuldades na aprendizagem”, informa.

Atividades desenvolvidas na “Semana da Consciência Negra”, na Escola Estadual Prefeito Ismael Brasil Correa. (Foto: Arquivo Pessoal/Letícia Santos)

“A UNIFAL-MG nos prepara de forma humana e nos torna capazes de enfrentar e vivenciar situações desafiadoras”, pontua. A professora enxerga que, em algumas situações, a sensibilidade e o conhecimento construídos durante sua trajetória fazem toda a diferença na resolução de problemas e, principalmente, na construção de um ambiente saudável. 

Letícia Santos finaliza com um conselho para os estudantes de pedagogia e futuros professores. Para ela, é essencial que todos aproveitem ao máximo as possibilidades ofertadas pela Universidade. “Não tenham medo de enfrentar os desafios e não se sintam desmotivados por aqueles que já estão há muito tempo na sala de aula. Cada um tem um processo e cada um enfrenta as coisas ao seu modo. As escolas precisam de vocês”, reforça.

*Luana Bruno é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG.

Participe do Jornal UNIFAL-MG!

Você tem uma ideia de pauta ou gostaria de ver uma matéria publicada? Contribua para a construção do nosso jornal enviando sugestões ou pedidos de publicação. Seja você estudante, professor, técnico ou membro da comunidade, sua voz é essencial para ampliarmos o alcance e a diversidade de temas abordados.

LEIA TAMBÉM