“Almanaque de Formação Continuada do Professor – Volume 2” – Felipe Evangelista Aparecido, Rosângela Rodrigues Borges, Ítalo Oscar Riccardi León e Eloésio Paulo

Três professores do curso de Letras da UNIFAL-MG e um egresso do Programa de Pós-Graduação em História Ibérica são colaboradores do Almanaque de Formação Continuada do Professor – Volume 2, lançado no final de 2024 pela editora CRV em parceria com o Instituto Federal de Rondônia. Os docentes Rosângela Rodrigues Borges, Ítalo Oscar Riccardi León e Eloésio Paulo, bem como o mestre em História Ibérica Felipe Evangelista Aparecido assinam artigos na obra, que apresenta ao leitor a importância da pesquisa para o enriquecimento da prática cotidiana.

Rosângela Rodrigues Borges, Ítalo Oscar Riccardi León e Eloésio Paulo – professores do curso de Letras, e Felipe Evangelista Aparecido – egresso do Programa de Pós-Graduação em História Ibérica, assinam artigos na obra. (Fotos: Arquivo Pessoal)

Felipe Aparecido e a professora Rosângela Borges são autores do artigo “Caramuru e fanfic: interdisciplinaridade e tecnologia no ensino de história, literatura e língua portuguesa”. O texto resulta da dissertação produzia por Felipe Aparecido para obter o grau de mestre. Rosângela Borges também assina, junto ao professor Ítalo Oscar Riccardi León, o artigo “Algumas considerações sobre a imagem como recurso audiovisual no ensino”.

O ensaio “Possibilidades do ensino de literatura” é assinado pelo professor Eloésio Paulo. O volume traz, ainda, textos sobre o ensino de matemática, direito, inclusão, educação indígena, correção de redações e outros temas de interesse para a formação docente.

Volume conta com apresentação do professor Celso Ferrarezi Junior, também do curso de Letras da Universidade. (Foto: Arquivo Pessoal)

A obra é apresentada pelo professor Celso Ferrarezi Junior, também do curso de Letras da UNIFAL-MG, que em seu texto de abertura reflete sobre a desconexão da escola brasileira com os tempos modernos e a sociedade atual. Celso Ferrarezi pontua que a escola ainda é moldada por estruturas históricas e continua a ensinar de maneira antiquada, sem perceber as transformações da revolução digital e das novas exigências sociais. O professor alerta que a educação no Brasil precisa evoluir para refletir as mudanças rápidas e urgentes no mundo, e a formação dos professores deve incluir coragem para enfrentar essas transformações e construir uma história mais justa e inclusiva.

Organizado por Ana Christina de Sousa Damasceno, professora da Faculdade de Ensino Superior de Parnaíba (FAESPA); Juliana dos Santos Figueiredo, professora da Secretaria Municipal de Educação de Jaru-RO, e Simone Matia da Silva, professora da Secretaria de Estado da Educação de Rondônia, o livro é resultado da cooperação científica entre os grupos de pesquisa Práticas Discursivas na Amazônia, vinculado ao IFRO, e Pesquisas Linguísticas Descritivas, Teóricas e Aplicadas, vinculado à UNIFAL-MG, ambos certificados pelas instituições junto ao CNPq. Este é o segundo volume a reunir trabalhos dos grupos de pesquisa envolvidos.

Capa do livro. (Imagem: Reprodução/Editora CRV)

“A cooperação de uma década e meia, precisamente, 15 anos – entre esses dois grupos têm gerado projetos de ensino, pesquisa e de extensão, assim como a produção de um grande número de obras técnicas, científicas, artigos, resenhas e apresentações nacionais e internacionais com pesquisas pautadas nas áreas de língua(gem), educação, ensino e cultura”, informam as organizadoras.

Na divulgação do volume, a editora destacou: “…estabelecer conexões entre saberes e práticas, irão apontar de maneira contumaz não apenas o interesse do educador, mas também do leitor, pesquisador e do ‘curioso-social’, aquele que além de se posicionar de maneira crítica, contribui, aperfeiçoa e dissemina que a teoria só é válida com a prática permanente do docente (dentro ou fora do ambiente escolar); esse é o papel fundamental da obra Almanaque de formação continuada do professor.”

Os artigos que compõem o livro foram organizados nos eixos temáticos: Linguística, Letras e Artes; Ciências Humanas; Multidisciplinar e Ensino. Mais de 20 autores contribuem para obra, que está disponível para download gratuito neste link da página da editora.

Participe do Jornal UNIFAL-MG!

Você tem uma ideia de pauta ou gostaria de ver uma matéria publicada? Contribua para a construção do nosso jornal enviando sugestões ou pedidos de publicação. Seja você estudante, professor, técnico ou membro da comunidade, sua voz é essencial para ampliarmos o alcance e a diversidade de temas abordados.

LEIA TAMBÉM