A comunidade universitária da UNIFAL-MG poderá participar da elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2026-2030) por meio de audiências públicas. O plano é o principal instrumento de planejamento e gestão da Universidade, responsável por estabelecer estratégias e ações acadêmicas e administrativas para os próximos cinco anos. As audiências serão realizadas nos dias 9, 10 e 11 de setembro, respectivamente, no Campus Sede (Alfenas) e nos campi Poços de Caldas e Varginha.
Os trabalhos para a elaboração do PDI 2026-2030, conduzidos pela Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (CDI), tiveram início em setembro de 2024. Nesse período, a CDI promoveu reuniões para levantar percepções sobre a UNIFAL-MG. Os apontamentos coletados contribuem para a definição de objetivos e metas estratégicas voltadas ao desenvolvimento das atividades universitárias.

O reitor da UNIFAL-MG, Sandro Amadeu Cerveira, destacou a relevância do PDI para o futuro da Universidade. Segundo ele, a iniciativa permite que a comunidade acadêmica se conheça melhor, identificando suas forças e fragilidades. “A construção do PDI é muito importante por várias razões. Uma delas é que, por meio dele, a gente se conhece como comunidade, reconhecendo nossas potencialidades e fragilidades”, afirmou.
Ele ressaltou, ainda, que o processo possibilita avaliar coletivamente as ameaças e oportunidades que se apresentam à instituição em diferentes horizontes de tempo. “Tudo isso é pensado em conjunto e projetado em termos de curto, médio e longo prazo, o que é fundamental para o bom desenvolvimento da Universidade”, explicou o reitor.
Conforme Larissa Araujo dos Santos, coordenadora de Desenvolvimento Institucional, a proposta é construir um PDI com caráter mais estratégico, seguindo as fases da metodologia do Balanced Scorecard (BSC). Um dos pontos centrais do processo foi o diagnóstico realizado junto à comunidade acadêmica, por meio de grupos de foco.

Ela destacou que a elaboração do documento também foi conduzida de forma participativa, conforme orienta a metodologia. Além disso, foi oferecido um minicurso de capacitação, com o objetivo de orientar a comunidade no processo e assegurar a produção de um PDI de maior qualidade. “Pensar o futuro da Universidade é, ao mesmo tempo, um desafio e uma grande responsabilidade, mas também um exercício inspirador e motivador”, afirmou Larissa dos Santos.
Para a coordenadora, o processo de construção do PDI tem sido extremamente gratificante, especialmente pela dedicação da alta gestão e pela participação ativa da comunidade acadêmica desde o início dos trabalhos. “A escuta atenta durante o diagnóstico da situação presente foi essencial, garantindo que as vozes de gestores, técnicos, docentes, discentes e colaboradores estivessem refletidas em cada etapa”, explicou. “Esse diálogo tornou-se o alicerce de nossas metas, voltadas a honrar nossa missão e consolidar a visão de futuro”.
Sobre as audiências públicas, o reitor da UNIFAL-MG reforça a importância para outras pessoas da comunidade conhecerem melhor o processo de construção do PDI 2026-2030 e contribuírem na consulta pública online, a ser iniciada no dia 9 de setembro.
“Quero incentivar todas as pessoas da nossa comunidade a estarem presentes nas audiências em Alfenas, Varginha e Poços de Caldas, para que possamos dialogar, compartilhar ideias e construir juntos a Universidade que desejamos”, finalizou o reitor
A participação da consulta online pode ser feita a partir do dia 9 de setembro, pelo link: https://forms.gle/GHAbMToPR7XBKp3X6. Outras informações em Plano de Desenvolvimento Institucional, no portal da UNIFAL-MG.
Audiências Públicas – PDI 2026-2030
• 09/09/2025 – Campus Sede (Alfenas), às 14h – Auditório R-101
• 10/09/2025 – Campus Poços de Caldas, às 14h – Auditório I-101
• 11/09/2025 – Campus Varginha, às 14h – Auditório D-107