No dia 21/05, a UNIFAL-MG campus Poços de Caldas recebeu estudantes do 2º e 3º anos do Ensino Médio da Escola FUNVIC, de Mococa/SP, promovendo uma imersão no ambiente universitário. O objetivo foi apresentar as instalações e os cursos – com ênfase no Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT) e nas engenharias Ambiental, Civil, de Minas, de Produção e Química.

Durante a visita, o professor Marcelo Barison, do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), destacou a importância da interação entre os participantes: “Os professores, coordenadores, técnicos e estudantes de graduação puderam contribuir e participaram ativamente de experimentos executados em diversos laboratórios. Também apresentaram o projeto de extensão do horto comunitário”, afirmou.
A organização do evento ficou a cargo da comissão de divulgação institucional do campus, que preparou as apresentações e as atividades práticas conforme a disponibilidade de tempo dos envolvidos. O próprio professor explicou: “Temos trabalhado ativamente em uma comissão de divulgação. Conforme disponibilidade de tempo e horário de cada um, agendamos as visitas aos laboratórios e fizemos as atividades práticas.”
Os estudantes demonstraram entusiasmo, principalmente durante as atividades laboratoriais, o que gerou impacto imediato na percepção dos visitantes. Referindo-se à participação dos alunos, Barison comentou:
“Todos em geral gostaram das atividades em laboratórios de Engenharia Química, de Produção, de Civil, de Engenharia de Minas, e de Ambiental também. Ficaram muito animados em fazer um curso de graduação aqui na UNIFAL-MG de Poços.”

Um dos momentos mais marcantes ocorreu durante a recepção e a prática no laboratório de Engenharia de Minas. Segundo o professor, foram exibidos dois vídeos institucionais – um da UNIFAL-MG e outro do campus de Poços – que abriram espaço para muitas perguntas. Ele relatou: “Apresentamos dois vídeos institucionais e tivemos muitas perguntas e alguns coordenadores puderam explicar como ocorre a graduação via BICT e também via entrada direta nas engenharias. A prática no laboratório de Minas foi bem interessante, mostramos minerais, rochas e fósseis, eles ficaram encantados.”
A parceria com a Escola FUNVIC, fortalecida ao longo dos últimos anos, também foi ressaltada durante o evento. O professor Barison apontou: “A FUNVIC já tem vindo nos visitar anualmente há quatro anos.” Ele recordou, ainda, a participação da UNIFAL-MG em feiras de profissões em Mococa, onde os alunos foram divididos por áreas para ouvir palestras específicas, sendo o grupo de engenharias especialmente engajado.
O estudante de Engenharia Química, Bruno Mazzotti, compartilhou sua visão sobre a importância dessas visitas: “Apesar de fazermos visitas a outras escolas, é muito importante que os estudantes venham conhecer o campus. Tal ação permite com que eles tomem experiência e conhecimento sobre algumas possibilidades que a vida universitária pode trazer, desde cursos até projetos de extensão.”

Ele ressaltou ainda o diferencial de realizar experimentos com a infraestrutura completa da Universidade:
“Como podemos utilizar da estrutura do campus, conseguimos apresentar o que realmente é um laboratório, assim como suas normas de segurança, uma vez que muitos não têm esse contato. Ao ir nas escolas levamos experimentos compactos que possam ser realizados em qualquer lugar, mas ao procedermos com as atividades na Universidade, podemos demonstrar experimentos mais planejados, de modo que eles realmente consigam perceber a complexidade de certos preparos, mas, principalmente, a teoria que eles aprendem na escola sendo aplicada.”
Por fim, os organizadores enfatizaram que eventos como esse são fundamentais para incentivar o interesse dos jovens por áreas tecnológicas e de inovação, além de desmistificar o acesso à educação superior pública. Barison concluiu: “Esses eventos têm ajudado aos alunos, professores e pais a conhecerem a UNIFAL-MG toda e seus quatro campi, todos os cursos e facilidades para frequentar uma universidade pública, gratuita e de qualidade.” Ele também pontuou a vantagem regional: “Alfenas e Poços têm seus campi próximos de Mococa, em torno de apenas 100 km, ou seja, somente uma hora e pouco de carro. Atualmente, segundo a diretora Maria Rita da FUNVIC, os alunos dão preferência por fazer um curso universitário mais próximo de Mococa, pois fica mais barato para os pais manterem os filhos em cidades menores e mais próximas.”
Fotos: arquivo pessoal