Acaba de ser lançada, de forma independente, a obra “Catálogo Uma Mostra – galeria virtual (2024)”, conduzida pela professora Deborah Walter de Moura Castro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da UNIFAL-MG. O catálogo, resultado de um trabalho coletivo, conta com uma extensa comissão organizadora e curatorial, além da bolsista Mariana Elisa da Silva Terra, discente do curso de Letras – Línguas Estrangeiras da UNIFAL-MG. A edição foi feita por Letícia Santana Gomes, professora substituta do curso de Letras da UNIFAL-MG.

O catálogo é fruto de um projeto de extensão, intitulado “UMA MOSTRA – galeria virtual UNIFAL-MG”, coordenado pela professora Deborah Castro e, também, pela professora Daniela Silva de Freitas, do ICHL da UNIFAL-MG. O projeto objetiva a criação de uma galeria de arte virtual como um espaço de divulgação e promoção de produções artísticas-culturais contemporâneas e autorais nos mais variados formatos, linguagens e estéticas.

“Com exposições anuais e contando com a participação tanto da comunidade interna quanto externa, a galeria contou, em sua 4ª edição (2024/2025), com a presença de 14 artistas e um total de 42 trabalhos”, afirma Deborah Castro. Segundo ela, nesta edição, com tema livre para os trabalhos artísticos submetidos, as produções apresentam linguagens diversas, tais como fotografia, colagem, impressão xilográfica, pintura, escultura, gravura, poesia, ilustração e desenho. “Um dos eixos condutores desta edição, e até então deste projeto, é exatamente manter as singularidades das práticas de cada artista em suas temáticas e técnicas”, complementa.

Com 63 páginas e 14 sessões, uma para cada artista, o catálogo apresenta, em cada uma delas, uma breve biografia do expositor, a proposta da submissão, e as 3 obras submetidas. Os artistas contemplados nesta edição são, Adriano Alves, Anna Luiza Sposito, Bruno Amarante, Emerson Costa, Juliana Trevisan, Lah Faria, Lisy, Luciana Monte-Mór, Milton Blaser, Nathália Lobato, Rafael Toledo, Ronald Polito, Sarah Ayer e Vinícius Oliveira. A obra é voltada ao público em geral e, em particular, àqueles que se interessam pelas artes.

Também, as produções artísticas ficam expostas na página “UMA MOSTRA – galeria virtual” por aproximadamente um ano, até que a equipe abra uma nova chamada e exponha os trabalhos da edição seguinte. “Devido a esse caráter temporário da nossa galeria, optamos, desde a 3ª edição (2023/2024), pela confecção de um catálogo/e-book com todas as obras submetidas naquele ano”, enfatiza Deborah. De acordo com a professora, essa é uma maneira de obter o registro das exposições, bem como construir a memória do projeto e disponibilizar um produto aos artistas participantes e espectadores.
Acesse o Catálogo Uma Mostra – galeria virtual (2024).