Cerimônia em Varginha marca a colação de grau de 51 novos profissionais formados pela UNIFAL-MG

A foto mostra os formandos em becas azul e preta, jogando os capelos para o alto no auditório do Theatro Capitólio, em Varginha.
Formandos do campus Varginha celebram a conclusão de nova etapa. (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

“Hoje estamos reunidos aqui para celebrar não apenas as conquistas acadêmicas, mas também para expressar nossa profunda gratidão a todos que nos apoiaram ao longo desta jornada”, proferiu Tainara Elisandra da Silva Costa, bacharela interdisciplinar em Ciência e Economia, oradora dos formandos do campus Varginha da UNIFAL-MG, durante a colação de grau realizada no Theatro Municipal Capitólio, na noite do dia 31 de janeiro.

Cerimônia de colação de grau foi realizada no Theatro Municipal Capitólio, em Varginha. (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

A colação de grau do campus Varginha da UNIFAL-MG foi presidida pelo vice-reitor, o professor Alessandro Antônio Costa Pereira, e marcou a conquista do diploma de nível superior para 51 concluintes dos cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia, Administração Pública, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas.

Para Milena de Oliveira Santana, de 23 anos, que completou a segunda graduação pela Universidade, a colação de grau é um momento de celebrar e agradecer. “Eu fiz o BICE [Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia] e agora estou formando em Ciências Contábeis, então é uma sensação de agradecimento por finalmente poder estar aqui e concluindo a minha segunda graduação, após uma pandemia e muita luta”, disse.

Milena de Oliveira Santana – bacharela em Ciências Contábeis. (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

A bacharela em Ciências Contábeis destacou o apoio de professores durante a sua trajetória no campus Varginha. “Alguns professores foram fundamentais na minha trajetória, o professor Vinícius [de Souza Moreira] é um dos professores que eu acho essencial na UNIFAL-MG, porque ele tira dúvida, explica várias vezes, se for necessário, se preocupa com o desenvolvimento do estudante. Eu gosto muito dele e também da didática da Curi [Maria Aparecida], a quem eu acho incrível”, afirmou.

Caio Rodrigues da Ressurreição, de 24 anos, formando do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia, compartilha a opinião de Milena Santana. Para ele, a colação de grau é uma conquista. “Quando a gente é novinho e está na escola, a gente fica sonhando com o Enem e com a faculdade, então estar aqui é a realização desse sonho lá de trás, do ensino médio, quando a gente estava ali lutando para fazer o Enem e um cursinho. É um passo na minha jornada rumo ao que eu quero profissionalmente”, descreveu.

Caio Rodrigues da Ressurreição – formando do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia. (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

Ao comentar a trajetória na UNIFAL-MG, o bacharel afirma ter sido presenteado com o convívio de pessoas que julga especiais. “Eu participei de um projeto que se chama LOP, que é o Laboratório de Orientação Profissional, e eu tive contato com a Carla [professora Carla Leila Oliveira Campos] e com o João Paulo [professor João Paulo de Brito Nascimento] que foram como uma injeção de adrenalina para mim, porque quando a gente está na vida acadêmica tem hora que a gente desanima também e perde o rumo, perde o foco, e eles me ajudaram a sonhar de novo, então eu destaco eles como pessoas muito especiais”, relatou.

Segundo o formando, a expectativa agora é cursar Ciências Econômicas, decisão que tomou ainda durante o BICE. “Há professores excelentes na UNIFAL-MG, tem tanta gente que é difícil dizer o nome de todo mundo, mas tem a Débora [Débora Juliene Pereira Lima] que me chamou muita atenção para a área de economia”, contou.

Brenda Oliveira – bacharela em Administração Pública. (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

Outra formanda a compartilhar o sentimento de dever cumprido pela formatura foi Brenda Oliveira, de 28 anos, bacharela em Administração Pública. Sua trajetória, que iniciou no BICE, foi marcada tanto pela evolução na sua formação profissional quanto na sua formação quanto pessoa. “Eu sou de Carmo da Cachoeira e quando eu mudei para cá, eu era uma menina ainda e a Universidade e me preparou para o mundo mesmo, me fez ver o mundo de outra forma”, comentou.

A identificação com a área escolhida permeia o caminho da formanda, que teve como orientador o professor Luiz Antonio Staub Mafra, tanto no Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia quanto na Administração Pública. “Eu tenho muito carinho pelo Mafra, que foi meu orientador nas duas graduações. Sou apaixonada pela Administração Pública, por cuidar de pessoas e por causas sociais”, disse. Brenda Oliveira tem a intenção de trabalhar em uma ONG e continuar sua formação na pós-graduação na área, também na UNIFAL-MG.

A cerimônia

Durante a cerimônia, o juramento foi proferido pela formanda do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia, Gabriela Castilho Sant’Ana, acompanhada pelos demais formandos. A bacharela em Ciência e Economia, Izabelle Bárbara Tempesta, representou os colegas ao receber o capelo das mãos do vice-reitor, o professor Alessandro Antônio Costa Pereira.

Familiares e amigos prestigiaram o evento, que contou também com homenagens. A primeira homenagem foi feita pela turma do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia, representada pela bacharela Kellen Naves Costa, ao professor Vinícius de Souza Moreira, paraninfo.

A professora Fabiane Fidelis Querino foi a paraninfa homenageada em nome da turma de Ciências Econômicas pelo bacharel Alexandre Eduardo. As turmas também prestaram homenagem à Jacqueline Aparecida Silva, servidora técnica-administrativa do campus Varginha, que recebeu os cumprimentos das mãos da bacharela interdisciplinar em Ciência e Economia, Jaíne de Paula Silva.

(Fotos: Dicom/UNIFAL-MG)

“O futuro está cheio de oportunidades e cada um de nós tem um papel a desempenhar na construção de um mundo melhor”, discursou a oradora, Tainara Elisandra da Silva Costa, bacharela interdisciplinar em Ciência e Economia. “Vamos enfrentar esse futuro com gratidão em nossos corações, sabendo que somos capazes de alcançar grandeza”, frisou.

“O real não está na saída nem na chegada, mas no meio da travessia”, citou o professor Alessandro Antônio Costa Pereira, lembrando Guimarães Rosa. (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

No encerramento, o vice-reitor estacou a importância da jornada acadêmica dos formandos e reforçou que a Universidade fez parte dessa trajetória e seguirá presente em suas vidas, assim como eles na história da UNIFAL-MG. “O real não está na saída nem na chegada, mas no meio da travessia”, citou o professor Alessandro Antônio Costa Pereira, lembrando Guimarães Rosa para ilustrar o momento de transição dos novos graduados.

O presidente da solenidade também reforçou o compromisso dos formandos com o juramento prestado, baseado em princípios constitucionais, incentivando-os a atuar com ética, respeito à diversidade e na construção de uma sociedade mais igualitária. “Vocês estão aptos a construir, a contribuir para o desenvolvimento do país e para a erracadicação da pobreza, da marginalização e das desigualdades. Tenham como objetivo máximo, no dia a dia de vocês, construir uma sociedade livre, justa e solidária”, encerrou, parabenizando os formandos e seus familiares, e reforçando que a UNIFAL-MG segue de portas abertas para a sociedade.

Em sua fala, o vice-reitor reforçou o compromisso dos formandos com o juramento prestado, baseado em princípios constitucionais. (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

Além do vice-reitor, participaram da cerimônia os professores Gislene Araújo Pereira (vice-diretora do campus Varginha) e Manoel Vitor de Souza Veloso (diretor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas).

Também integram a mesa de honra os professores Vinícius de Souza Moreira (paraninfo do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia); João Marcos Caixeta Franco (coordenador do curso Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia); Virgínia Donizete de Carvalho (representando a Coordenação do curso de Administração Pública); Karoline Pereira Branco (representando a Coordenação do curso de Ciências Atuariais); João Paulo de Brito Nascimento (coordenador do curso de Ciências Contábeis); Ana Marcia Rodrigues da Silva (coordenadora do curso de Ciências Econômicas); Fabiane Fidelis (paraninfa dos cursos Administração Pública, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas); e Jacqueline Aparecida Silva (servidora homenageada).

Confira alguns momentos da cerimônia:

(Fotos: Dicom/UNIFAL-MG)

Participe do Jornal UNIFAL-MG!

Você tem uma ideia de pauta ou gostaria de ver uma matéria publicada? Contribua para a construção do nosso jornal enviando sugestões ou pedidos de publicação. Seja você estudante, professor, técnico ou membro da comunidade, sua voz é essencial para ampliarmos o alcance e a diversidade de temas abordados.

LEIA TAMBÉM