“Estamos hoje celebrando os 25 anos do início de nosso curso, muitas mudanças, muita luta, muitas alegrias, muitas despedidas. Até hoje, somamos em torno de 1000 alunos matriculados e em torno de 800 alunos formados atuando em diversas áreas (…) deixando em nós um sentimento de orgulho, de boas lembranças, de alegria e de dever cumprido”, destacou Eveline Monteiro Cordeiro de Azeredo, diretora da Faculdade de Nutrição (Fanut) e uma das coordenadoras do evento, durante o discurso de encerramento. Em 2025, a Nutrição também celebra os cinco anos dos cursos de mestrado em “Nutrição e Longevidade” e especialização em “Tecnologia e Qualidade na Produção de Alimentos”.
O curso de Nutrição da UNIFAL-MG comemorou 25 anos de atuação e celebrou, com um evento realizado no auditório Leão de Faria do campus Sede, seu jubileu de prata. A atividade teve o objetivo de compartilhar a história do curso, apresentar trajetórias profissionais de egressos e contribuir com a formação crítica e ética dos discentes e profissionais da área. Na ocasião, os alunos Livya Maria Vidal e João Luiz Maciel Ramiro, futuros nutricionistas, foram mestres de cerimônia do evento, realizado no dia 13 de março.

Além da professora Eveline Azeredo, o evento também esteve sob coordenação de Fernanda de Carvalho Vidigal, vice-coordenadora do curso de Nutrição, e contou com o apoio do Conselho Regional de Nutrição da 9ª região (CRN9), da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) e da Fundação de Apoio à Cultura, Ensino, Pesquisa e Extensão de Alfenas (FACEPE). “O Curso de Nutrição, autorizado pelo MEC em 03 de agosto de 1999, foi implantado na Universidade no mesmo ano, mas teve início em 2000. Assim, o primeiro ingresso de alunos ocorreu no primeiro semestre de 2000, quando a Instituição ainda era EFOA, com regime de matrícula anual, período integral, tempo de integralização de 4 anos, com oferta de 20 vagas, e disciplinas em regime seriado. Em 2007, o curso de Nutrição da UNIFAL-MG passou a ter 45 vagas”, afirma a organização.

A mesa de abertura foi composta pelo reitor da UNIFAL-MG, professor Sandro Amadeu Cerveira, ao lado da pró-reitora adjunta de graduação, professora Roberta Seron Sanches; da pró-reitora de pesquisa e pós-graduação, professora Vanessa Bergamin Boralli Marques; do pró-reitor de Extensão e Cultura, professor José Francisco Lopes Xarão; da diretora da Faculdade de Nutrição, professora Eveline Monteiro Cordeiro de Azeredo; da coordenadora do curso de Nutrição, professora Eliane Garcia Rezende; da coordenadora do programa de pós-graduação em Nutrição e Longevidade, professora Olga Luisa Tavano; e da coordenadora do curso de especialização Lato Sensu TecQuali, professora Gislene Regina Fernandes.
Após a cerimônia de abertura, o nutricionista fiscal do CRN-9 e chefe do setor de ética, Diego Vaz Gondim Faria, realizou a palestra “Ética em tempos de inteligência artificial”. Em sua fala, ressaltou a importância de garantir uma alimentação adequada e saudável. “A alimentação tem um significado muito além do biológico, a gente não se alimenta somente para suprir as nossas necessidades nutricionais, a gente se alimenta influenciado por fatores emocionais, por fatores religiosos, por fatores hedônicos, por fatores afetivos. O que adianta fazer uma dieta de precisão com tudo adequado ali, se você levou em consideração somente o significado biológico?”, questiona o nutricionista Diego Faria.

O debate da mesa-redonda “As experiências dos egressos do curso de Nutrição da UNIFAL-MG” contou com a participação da nutricionista técnico-administrativa em Educação da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (PRACE), Fernanda Laurides Ribeiro de Oliveira Lomeu; da professora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera, Sandra Aparecida de Almeida; da professora do curso de Nutrição da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Mariana Araújo Vieira do Carmo; do nutricionista da equipe multidisciplinar do Hospital UNIMED Poços de Caldas, Gabriel de Melo Rosa; e da professora do curso de Nutrição da UNIFAL-MG, Cristiane da Silva Marciano Grasselli.

As coordenadoras do evento Fernanda Vidigal e Eveline Azeredo fizeram uma fala de encerramento sobre a trajetória do curso. “Com o passar dos anos, o curso de Nutrição da UNIFAL-MG consolidou-se como uma referência na formação de profissionais da área, contribuindo significativamente para com a saúde e a qualidade de vida da população. A trajetória do curso reflete o compromisso da universidade com a educação de qualidade e a formação de cidadãos éticos e comprometidos com a saúde coletiva”, salienta Eveline Azeredo.
Os 25 anos do curso de Nutrição homenageou as professoras Eliane Garcia Rezende e Roberta Ribeiro Silva Barra, que fazem parte da história do curso desde o início, além da colaboradora do laboratório da Fanut, Maria Célia Santos Oliveira. Ao final do evento, os participantes cantaram os parabéns ao curso de Nutrição.

Além das atividades acadêmicas, a Orquestra Popular da UNIFAL-MG, projeto de extensão da Universidade, se apresentou durante um intervalo musical. Ao fundo, o público assistia a um vídeo com fotos que retratavam a trajetória do curso de Nutrição.