Curso de Nutrição da UNIFAL-MG comemora 25 anos com um evento especial em celebração ao seu jubileu de prata

O evento foi realizado no auditório Leão de Faria, do campus Sede, e contou com cerimônia de abertura, palestras, apresentações musicais e mesa-redonda com egressos do curso.
Organizadores e participantes do evento comemorativo dos 25 anos do curso de Nutrição da UNIFAL-MG reunidos no auditório Leão de Faria, no campus Sede, durante o encerramento do evento (Fotos: Dicom/UNIFAL-MG)

“Estamos hoje celebrando os 25 anos do início de nosso curso, muitas mudanças, muita luta, muitas alegrias, muitas despedidas. Até hoje, somamos em torno de 1000 alunos matriculados e em torno de 800 alunos formados atuando em diversas áreas (…) deixando em nós um sentimento de orgulho, de boas lembranças, de alegria e de dever cumprido”, destacou Eveline Monteiro Cordeiro de Azeredo, diretora da Faculdade de Nutrição (Fanut) e uma das coordenadoras do evento, durante o discurso de encerramento. Em 2025, a Nutrição também celebra os cinco anos dos cursos de mestrado em “Nutrição e Longevidade” e especialização em “Tecnologia e Qualidade na Produção de Alimentos”.

O curso de Nutrição da UNIFAL-MG comemorou 25 anos de atuação e celebrou, com um evento realizado no auditório Leão de Faria do campus Sede, seu jubileu de prata. A atividade teve o objetivo de compartilhar a história do curso, apresentar trajetórias profissionais de egressos e contribuir com a formação crítica e ética dos discentes e profissionais da área. Na ocasião, os alunos Livya Maria Vidal e João Luiz Maciel Ramiro, futuros nutricionistas, foram mestres de cerimônia do evento, realizado no dia 13 de março.

Coordenadoras do evento, professoras Fernanda de Carvalho Vidigal e Eveline Monteiro Cordeiro de Azeredo.

Além da professora Eveline Azeredo, o evento também esteve sob coordenação de Fernanda de Carvalho Vidigal, vice-coordenadora do curso de Nutrição, e contou com o apoio do Conselho Regional de Nutrição da 9ª região (CRN9), da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) e da  Fundação de Apoio à Cultura, Ensino, Pesquisa e Extensão de Alfenas (FACEPE). “O Curso de Nutrição, autorizado pelo MEC em 03 de agosto de 1999, foi implantado na Universidade no mesmo ano, mas teve início em 2000. Assim, o primeiro ingresso de alunos ocorreu no primeiro semestre de 2000, quando a Instituição ainda era EFOA, com regime de matrícula anual, período integral, tempo de integralização de 4 anos, com oferta de 20 vagas, e disciplinas em regime seriado. Em 2007, o curso de Nutrição da UNIFAL-MG passou a ter 45 vagas”, afirma a organização.

Mesa de abertura composta pela professora Olga Luisa Tavano, professora Eveline Monteiro Cordeiro de Azeredo, professora Vanessa Bergamin Boralli Marques, professor Sandro Amadeu Cerveira, professora Roberta Seron Sanches, professor José Francisco Lopes Xarão, professora Eliane Garcia Rezende e professora Gislene Regina Fernandes.

A mesa de abertura foi composta pelo reitor da UNIFAL-MG, professor Sandro Amadeu Cerveira, ao lado da pró-reitora adjunta de graduação, professora Roberta Seron Sanches; da pró-reitora de pesquisa e pós-graduação, professora Vanessa Bergamin Boralli Marques; do pró-reitor de Extensão e Cultura, professor José Francisco Lopes Xarão; da diretora da Faculdade de Nutrição, professora Eveline Monteiro Cordeiro de Azeredo; da coordenadora do curso de Nutrição, professora Eliane Garcia Rezende; da coordenadora do programa de pós-graduação em Nutrição e Longevidade, professora Olga Luisa Tavano; e da coordenadora do curso de especialização Lato Sensu TecQuali, professora Gislene Regina Fernandes.

Após a cerimônia de abertura, o nutricionista fiscal do CRN-9 e chefe do setor de ética, Diego Vaz Gondim Faria, realizou a palestra “Ética em tempos de inteligência artificial”. Em sua fala, ressaltou a importância de garantir uma alimentação adequada e saudável. “A alimentação tem um significado muito além do biológico, a gente não se alimenta somente para suprir as nossas necessidades nutricionais, a gente se alimenta influenciado por fatores emocionais, por fatores religiosos, por fatores hedônicos, por fatores afetivos. O que adianta fazer uma dieta de precisão com tudo adequado ali, se você levou em consideração somente o significado biológico?”, questiona o nutricionista Diego Faria.

Nutricionista Diego Vaz Gondim Faria ministrou a palestra “Ética em tempos de inteligência artificial”.

O debate da mesa-redonda “As experiências dos egressos do curso de Nutrição da UNIFAL-MG” contou com a participação da nutricionista técnico-administrativa em Educação da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (PRACE), Fernanda Laurides Ribeiro de Oliveira Lomeu; da professora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera, Sandra Aparecida de Almeida; da professora do curso de Nutrição da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Mariana Araújo Vieira do Carmo; do nutricionista da equipe multidisciplinar do Hospital UNIMED Poços de Caldas, Gabriel de Melo Rosa; e da professora do curso de Nutrição da UNIFAL-MG, Cristiane da Silva Marciano Grasselli.

Mesa-redonda “As experiências dos egressos do curso de Nutrição da UNIFAL-MG” composta pela professora Cristiane da Silva Marciano Grasselli, o nutricionista Gabriel de Melo Rosa, a professora Mariana Araújo Vieira do Carmo, a professora Sandra Aparecida de Almeida e a nutricionista Fernanda Laurides Ribeiro de Oliveira Lomeu.

As coordenadoras do evento Fernanda Vidigal e Eveline Azeredo fizeram uma fala de encerramento sobre a trajetória do curso. “Com o passar dos anos, o curso de Nutrição da UNIFAL-MG consolidou-se como uma referência na formação de profissionais da área, contribuindo significativamente para com a saúde e a qualidade de vida da população. A trajetória do curso reflete o compromisso da universidade com a educação de qualidade e a formação de cidadãos éticos e comprometidos com a saúde coletiva”, salienta Eveline Azeredo.

Os 25 anos do curso de Nutrição homenageou as professoras Eliane Garcia Rezende e Roberta Ribeiro Silva Barra, que fazem parte da história do curso desde o início, além da colaboradora do laboratório da Fanut, Maria Célia Santos Oliveira. Ao final do evento, os participantes cantaram os parabéns ao curso de Nutrição.

As professoras Eliane Garcia Rezende e Roberta Ribeiro Silva Barra, junto à colaboradora do laboratório da Fanut, Maria Célia Santos Oliveira, recebem homenagens durante a celebração do jubileu de prata do curso de Nutrição da UNIFAL-MG.

Além das atividades acadêmicas, a Orquestra Popular da UNIFAL-MG, projeto de extensão da Universidade, se apresentou durante um intervalo musical. Ao fundo, o público assistia a um vídeo com fotos que retratavam a trajetória do curso de Nutrição.

Fotos: Dicom/UNIFAL-MG

 

 

 

 

Participe do Jornal UNIFAL-MG!

Você tem uma ideia de pauta ou gostaria de ver uma matéria publicada? Contribua para a construção do nosso jornal enviando sugestões ou pedidos de publicação. Seja você estudante, professor, técnico ou membro da comunidade, sua voz é essencial para ampliarmos o alcance e a diversidade de temas abordados.

LEIA TAMBÉM