Docente da UNIFAL-MG explica, em reportagem, estiagem e temperaturas altas observadas na região do sul de Minas Gerais

O professor Paulo Henrique de Souza, do Instituto de Ciências da Natureza da UNIFAL-MG, concedeu entrevista ao Jornal da EPTV 1 para comentar as ondas de calor observadas na região sul de Minas. A reportagem foi ao ar no dia 01/10.

De acordo com o climatologista, o Estado vem observando uma conjuntura global diferenciada em 2024. “Além do fenômeno El Niño, que se encaminha para o seu encerramento, observa-se um aquecimento do oceano Atlântico que não era observado antes e, provavelmente, isso deve estar causando mudanças nas correntes de ar, dificultando a chegada de massas de ar úmidas e mais frias à região”, afirmou.

Ainda segundo o professor, somente a partir da próxima semana será possível observar maiores mudanças na temperatura. “Poderemos notar a temperatura voltar ao patamar característico da época, mas o frio proveniente do inverno não se observará mais, e a estiagem seguirá por mais dias. Em 2025, caso o fenômeno La Niña se estabeleça, aí será possível observar um ano com temperaturas diferentes”, completou.

Confira a reportagem completa no link: https://globoplay.globo.com/v/12969351/?s=0s

*Igor Giugliano é estagiário da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG.

LEIA TAMBÉM